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Departamento de Fiscalização e Educação de Trânsito completa um ano de atividades

O trabalho tem como objetivo, detectar e antecipar problemas e buscar soluções para o transporte público da cidade.

O mês de setembro é especial para o Departamento de Fiscalização e Educação de Trânsito de Itabirito (Defet), pois neste mês completa um ano de atividades. O trabalho desenvolvido pelo Defet tem como objetivo, detectar e antecipar problemas e buscar soluções para o transporte público da cidade.

O trabalho é realizado por quatro fiscais que fazem o levantamento das necessidades da população por meio de coleta e análise de dados, além da atenção a reclamações e sugestões dos usuários, que, na sequência, são conduzidos às empresas responsáveis pela prestação do serviço.

Os principais problemas sanados neste período foram referentes a atrasos, ampliação de rotas, condições de limpeza, conforto, segurança e manutenção dos veículos.

Dentre outros resultados positivos alcançados neste período, podemos destacar a criação da linha Meu Sítio; ampliação da linha Portões e São José, e ainda em testes a linha Gutierrez.

Educação de Trânsito

Além do trabalho de fiscalização, o departamento desenvolve ações para a Educação de Trânsito por meio de palestras e campanhas mensais conscientizando a população em busca de uma melhor convivência entre pedestres e condutores.

Em um ano de atividade, mais de 2,7 mil pessoas entre alunos, professores, pais, empresas e clubes de serviço foram contempladas com as palestras que trazem informações importantes referentes à segurança no trânsito.

“Despertar e conscientizar todos os atores do trânsito em busca de cooperação, cortesia respeito e responsabilidade: esta é nossa missão”, afirma Anísio Bueno, diretor do departamento.

Para comemorar o aniversário, o Defet promoverá o 2º Prêmio Setran de Educação de Trânsito, por meio de concurso entre os alunos da Escola Municipal Ana Amélia de Queiroz, premiando os 15 melhores trabalhos sobre o tema “Nós Somos o Trânsito”, que é o mote da campanha anual.

Para o Guarda Municipal e palestrante, Heidrian Luiz Ferreira, é muito importante passar esse tipo de informação para que a população esteja cada dia mais por dentro das leis. “A educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo. As palestras de educação para o trânsito têm esse objetivo”.

Outra novidade criada pelo departamento é o SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão, onde são registradas as reclamações e sugestões pelo telefone 3563-1625.

 

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