Geral

Grupo Teatral Flor de Maio recebe prêmios em Mariana

Atores itabiritenses foram premiados no II Festeco - Festival de Teatro Comunitário de Mariana.

O Grupo Teatral Flor de Maio, composto por atores itabiritenses, participou do II Festeco – Festival de Teatro Comunitário de Mariana, realizado de 17 a 23 de setembro. A apresentação do grupo foi na última sexta-feira (21), em Passagem de Mariana, quando o público pode conferir o espetáculo Flor de Maio.

Na ocasião, o grupo conquistou os prêmios de melhor maquiagem, melhor trilha sonora e melhor direção. Além disso, as atrizes Júlia Castro e Milena Muniz foram premiadas como melhores atrizes coadjuvantes. Já o prêmio de atriz revelação foi para Bruna Sudário.

O espetáculo conta a história da tradição itabiritense de se colocar a flor de maio na janela. Na peça teatral, os personagens entram em uma confusão para cumprir a tradição, haja visto que a cidade está com escassez da florzinha. A trama envolve romance, música, diversão e uma participação ativa do público. O espetáculo é de autoria do próprio grupo, sendo que as atrizes Bárbara Sill e Larissa Ribeiro assinam a dramaturgia. As músicas são de autoria de Larissa Ribeiro e a direção do espetáculo é coletiva.

O elenco é composto por Bárbara Sill, que interpreta a personagem Filó;  David Marques, que dá vida ao personagem Padre Honório; Júlia Castro, responsável pela personagem Don’Figena; Larissa Ribeiro,  que interpreta Dona Rosa; Marcos Dini, com o personagem Quinzinho; Millena Muniz, que vive Rita; e Bruna Sudário, com a personagem Glorinha.

De acordo com Larissa Ribeiro, o espetáculo foi construído pensando na tradição da flor de maio em Itabirito e também no mês de Nossa Senhora, segundo a Igreja Católica, e o mês das noivas. “Portanto sabíamos que tínhamos que falar de casamento e tradição. Juntando isso pensamos no roteiro e os personagens que teriam que ter: a mocinha, o malandro, o padre mesquinho, a fofoqueira… E assim nasceu a ‘dramaturgia'”, conta a atriz. “A trilha quando criada foi pensada em compor com as cenas, ser parte da história e de alguma forma reforça-la, ajudando também na passagem de uma cena pra outra. Uma delas foi inspirada em um poema do José Ferreira Bastos e as outras na história, na rua em que ensaiamos e nos personagens”, acrescenta Larissa.  “As músicas são bem simples na estrutura poética e na composição melódica, o que facilita identificação e interação do público.  Pensei bastante na música Flor Minha Flor, que o Galão canta. Porque ela apresenta essas características: é simples e causa empatia”, completa.

“Fico extremamente contente de ver nosso trabalho reconhecido nos festivais que estamos participando.
Nossas personagens dizem e refletem muito sobre a sociedade de nossa cidade!  Esses prêmios mostram como queremos levar nosso patrimônio e o teatro Itabiretense cada vez mais longe”, comemora Milena Muniz, premiada como atriz coadjuvante.

“Participar do Festeco, levar a nossa história e fazer o teatro que acreditamos foi muito gratificante. As trocas que aconteceram com o público, os moradores das casas, a equipe do Festival nos faz querer seguir em frente. “Flor de Maio agradece de coração, o teatro é resistência e também é profissão”, comenta Júlia Castro, que também recebeu o prêmio de atriz coadjuvante.

“Acho engraçado ganharmos premio de direção, porque é uma direção coletiva, todo mundo dá pitacos e entramos em um acordo sobre marcação personagens e etc”, revela Larissa.

Vale ressaltar que o Grupo Teatral Flor de Maio vai participar do IV Festival de Teatro de Itabirito, que acontece até 30 de setembro. O grupo fará uma leitura dramática de seu próximo espetáculo, inspirado no livro “Casa de Bonecas”, de Henrik Ibsen. A leitura acontece na próxima sexta-feira (28), no Salão dos Ferroviários, na Praça da Estação.

Grupo se destacou em outro festival

Em julho, o Grupo Teatral Flor de Maio  participou da XVIII edição do Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, com o espetáculo “Flor de Maio”. Na oportunidade, a atriz Millena Muniz ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante. O grupo recebeu ainda indicações de melhor atriz e ator para Larissa Ribeiro e Marcos Diniz, além de melhor ator coadjuvante para David Marques. No voto popular, o Grupo Teatral Flor de Maio recebeu o 3° lugar como melhor espetáculo participante do festival.

Os itabiritenses concorreram na categoria espetáculo de rua da fase nacional e foram indicados como melhor espetáculo, melhor cenário, figurino, direção, ator, atriz, atriz coadjuvante, ator coadjuvante e voto popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×