Geral

Católicos celebram dia de São Francisco de Assis

Santo é conhecido por sua dedicação aos pobres e aos animais.

O dia de São Francisco de Assis é comemorado nesta quinta-feira (4) pela igreja católica. Um dos santos mais populares entre os católicos, São Francisco de Assis é conhecido por sua dedicação aos pobres e aos animais. A data serve pra fortalecer a relação humana com elementos da criação divina, além de reforçar a importância de se preservar a fauna e a flora.

São Francisco de Assis tornou-se santo dos italianos e renunciou toda sua riqueza para dedicar-se a “Senhora Pobreza”. Ele trabalhava no campo, pregava, visitava doentes e os consolava. Ficou conhecido também como padroeiro dos animais, por sua dedicação à natureza.
A Ordem Franciscana foi criada como uma Ordem de Irmãos, que assumiam a missão de viver e pregar o Evangelho. Não era uma Ordem Clerical (Ordem composta por sacerdotes), como outras que já existiam. O próprio São Francisco de Assis não quis ser sacerdote e os primeiros frades também não tinham esse objetivo.

Desde o início da ordem franciscana, houve o ingresso de alguns sacerdotes já formados, que desejavam ser membros. Algum tempo depois, sobretudo quando Santo Antonio, professor de Teologia, ingressou na Ordem, pois admirava o exemplo de São Francisco, passou a ensinar Teologia aos frades e alguns deles passaram a se ordenar sacerdotes.

Mais tarde, devido principalmente às necessidades da Igreja, a maioria dos frades passou a se ordenar. Mas até hoje, dentro da ordem Franciscana, convivem como irmãos, em igualdade de condições, frades sacerdotes e não sacerdotes (estes chamados outrora de irmãos leigos, por não serem sacerdotes),cada um exercendo a sua função, mantendo assim vivas os ideais de São Francisco.

A primeira religiosa franciscana, de acordo com o site Nossa Sagrada Família, foi a jovem Clara Offreduccio, mais tarde chamada de Santa Clara de Assis, jovem de família nobre e admiradora de São Francisco desde que o conhecera como “Rei da Juventude” pelas ruas e festas de Assis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×