Geral

Veja quem são os campeões de votos para deputado federal

PSL tem o maior número de campeões de voto para a Câmara.

Entre os campeões de votos nas eleições para a Câmara dos Deputados estão oito deputados estaduais e sete federais reeleitos. Há também ex-governador, ex-vice-governadora e estreantes no Parlamento. O PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro, foi a legenda que mais teve deputados líderes de votos – cinco.

Em São Paulo, por exemplo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do candidato a presidente, teve mais de 1,8 milhão de votos. Bolsonaro e a segunda mais bem votada de São Paulo, a jornalista Joice Hasselmann (PSL), autora da biografia dojuiz Sérgio Moro, somaram quase 3 milhões de votos.

Reeleitos para mais um mandato, os deputados Delegado Waldir (PSL-GO) e Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG) também foram os mais votados para a Câmara em seus estados. O produtor rural Nelson Barbudo (PSL-MT) conquistou 126 mil votos, cerca de 50% a mais do que o segundo colocado, o senador José Medeiros (Pode). Registrado como Nelson Ned Previdente, é conhecido por fazer duras críticas ao PT, nas mídias sociais, e defender a candidatura de Bolsonaro “contra os comunistas”. Sua única experiência na política foi como vereador de Alto Taquari, município do Mato Grosso com pouco mais de 10 mil habitantes.

Embora a maior votação nominal seja de Bolsonaro, em São Paulo, proporcionalmente o deputado federal mais votado JHC (PSB-AL), reeleito para mais um mandato. JHC é filho do ex-deputado federal João Caldas.

O mais votado do Amapá, o ex-governador Camilo Capiberibe (PSB), também é de família depolíticos.

No Distrito Federal, a campeã é Flávia Arruda (PR), mulher do ex-governador José Roberto Arruda, ex-deputado federal e ex-senador. O deputado eleito João Campos (PSB-PE), filho do ex-governador Eduardo Campos, morto em 2014, foi o mais votado no estado.

Da bancada de deputados estaduais que chegaram à Câmara com grande votação estão José Ricardo (PT-AM), Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), Capitão Wagner (Pros-CE), Amaro Neto (PRB-ES), Josimar Maranhãozinho (PR-MA), Gervásio Maia (PSB-PB), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Léo Moraes (Pode-RO). As informações são da Agência Brasil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×