Geral

UPA de Itabirito ganha laboratório próprio

Instalação diminui tempo de atendimento dos pacientes e aumenta rotatividade.

Itabirito segue investindo pesado para proporcionar serviços de qualidade na área de saúde para a população. Desta vez, a melhoria vai beneficiar os pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No início do mês de novembro, o local ganhou um laboratório exclusivo e completo.

O laboratório foi instalado para atender os casos de emergência de maneira mais ágil e funciona 24 horas. As instalações têm capacidade para realizar exames de bioquímica, hematologia, urinálise e imunologia, atendendo toda a necessidade do local. Por dia, cerca de 50 pacientes demandam a realização de algum exame de urgência.

Antes do funcionamento do laboratório local, as amostras eram colhidas na UPA e levadas para análise no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no bairro Santa Efigênia. Com isso, o resultado demorava cerca de três horas para ser finalizado. Em alguns casos, quando era necessária uma nova coleta, o prazo podia ser ainda maior. Agora, o tempo médio caiu para uma hora.

“A instalação do laboratório é muito positiva para os pacientes, que têm uma resposta mais rápida, e para os profissionais, que conseguem ter mais agilidade nas condutas. Com isso, conseguimos atender mais pessoas e diminuir o tempo de espera”, explica o coordenador da UPA, Alexandre Machado.

De acordo com a diretora de atenção secundária, Rosane Galo Ferreira, as novas instalações representam também o aumento da confiabilidade dos exames e economia. “Quanto menos manuseio das amostras, melhor a confiabilidade dos resultados dos exames. Além disso, com a realização dos procedimentos na própria UPA, eliminamos o custo de transporte do material”, completa.

Laboratório municipal

O laboratório da Prefeitura de Itabirito foi reativado em 2015 e, no ano seguinte, começou a realizar os exames dos pacientes da UPA. Em 2017, o funcionamento começou a ser realizado 24h. Em maio deste ano, começaram os estudos para implantação do laboratório próprio da UPA e, em novembro, as atividades iniciaram.

Atualmente, toda a demanda de exames dos serviços municipais de saúde é realizada pelo laboratório próprio, reduzindo os custos com a terceirização. Os procedimentos passam por controle de qualidade interno e externo, realizado pela Controllab.

Modernidade

O laboratório municipal, assim como o da UPA, é informatizado, o que possibilita maior agilidade na liberação dos exames e integração, evitando a repetição dos procedimentos realizados recentemente. “Os resultados ficam disponíveis tanto para impressão quanto para a visualização em qualquer das unidades de saúde da Prefeitura. Esta facilidade é possível graças ao sistema de informatização adotado pela Secretaria de Saúde e que vem sendo implantado em toda a área”, finalizou o secretário de Saúde, Wolney de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×