GeralItabirito

Oposição perde força na Câmara de Vereadores de Itabirito

Com a chegada de Gilmar Capoeira e Nilson Tem Tudo, base do governo fica mais forte.

“Quem gasta mais quer fazer trapaça, e não merece confiança”, disse Nilson Esteves Lopes, mais conhecido como Nilson Tem Tudo (PPS), na noite desta terça-feira (27), após tomar posse como vereador de Itabirito, em solenidade realizada no plenário José Bastos Bittencourt, na Câmara Municipal, às 18h30. A fala do novo vereador se refere aos cassados José Maria Gonçalves Santos, o Zé Maria (PSD) e Denilson Francisco Braga, o Rocha do PT, que perderam o cargo após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), sob acusação de abuso nos gastos durante as eleições de 2016. Além de Nilson, Gilmar Alfenas, mais conhecido como Gilmar Capoeira (PSD), também tomou posse e fez juramento na ocasião.

Em seu discurso, Nilson elogiou a advogada Cláudia Macedo, que cuidou do andamento do processo, e ressaltou que possui uma amizade de longa data com o atual prefeito da cidade, Alex Salvador (PSD), afirmando que terá uma relação amigável com o chefe do poder executivo municipal.

Apesar de não se posicionar nem como oposição, nem como situação, tudo indica que Nilson fará base de apoio ao atual executivo municipal, tendo em vista o bom convívio que possui com o prefeito. Nilson sentará ao lado do vereador Dr. Edson Gonçalves Junior (PRB), reforçando a bancada de centro. Isso porque em agosto, na reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabirito, Dr. Edson, que fazia parte da bancada de situação, pediu desmembramento da bancada física, por não concordar com as atitudes do líder do governo, Renê Butekus (PSDB), nas sessões legislativas.

Ao tomar posse, Gilmar Capoeira, que foi vereador até o fim de 2016, disse que tanto Rocha do PT, quando Zé Maria são pessoas espetaculares e que contribuíram muito para a cidade. O novo vereador enfatizou que os cassados não cometeram roubo e que a reviravolta se deu pelo gasto além do perdido pela lei nas eleições de 2016. Gilmar, até mesmo por ser do partido do prefeito Alex e por seu histórico de participação no governo da atual administração, fará parte da bancada de situação.

Alex se mostrou contente com a posse dos novos vereadores e revelou que possui uma amizade com ambos. O prefeito celebrou a chegada dos edis e pediu que eles cumpram o papel do vereador, fiscalizando, legislando e ajudando a população no que for necessário.

Os vereadores Leandro Silva Marques, o Léo do Social (PRP) e Rosilene do Carmo Cardoso, a Rose da Saúde (PHS) não marcaram presença na solenidade. Da atual bancada de oposição, apenas o vereador Ricardo Oliveira (PPS) compareceu à posse dos novos edis.

Com a chegada dos novos vereadores, a oposição de Itabirito, que já estava em desvantagem, com apenas quatro vereadores (Rose, Léo, Ricardo e Rocha), perdeu ainda mais força. Já a bancada de situação, maioria na Câmara, contando com os vereadores Arnaldo Pereira dos Santos (MDB), Átila Dias de Moraes (PMN), Geraldo Mendanha (PSD), Max Fortes (PSB), Renê Butekus (PSDB), Rodrigo Campos Chagas (PSD), agora passa a ter o reforço de Gilmar Capoeira e, provavelmente, terá apoio de Nilson Tem Tudo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close