Geral

Programa Minha Galera Faz Eco premia escolas de Nova Lima, Itabirito e Brumadinho que desenvolveram projetos de sustentabilidade

Colégio Santo Agostinho de Nova Lima conquistou o primeiro lugar e a Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, de Itabirito, foi a vice-campeã; a terceira colocação ficou com a Escola Municipal Leon Renault, de Brumadinho.

Cinco escolas de Itabirito, Nova Lima e Brumadinho participaram, no dia 28 de novembro, da etapa final do programa Minha Galera Faz Eco 2018, promovido pela Coca-Cola FEMSA Brasil. O evento foi realizado no Espaço Norma Brandão, em Nova Lima, e incluiu a apresentação dos projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelos estudantes, que foram avaliados por um júri técnico levando em consideração criatividade, impacto e potencial de alcance do projeto, engajamento dos alunos e replicabilidade.

A escola campeã foi o Colégio Santo Agostinho (unidade Nova Lima), que propôs a criação de um Grupo de Trabalho de Envolvimento e Iniciativa Ambiental. Como o colégio já tem a sustentabilidade bem desenvolvida internamente, os estudantes decidiram levar o conceito para a comunidade do entorno. Inicialmente, duas igrejas, uma creche e um condomínio serão beneficiados com a “Teia da Sustentabilidade”. Como prêmio, a escola receberá R$ 5 mil destinados à implementação do projeto e os estudantes vão ganhar um passeio para comemorar o título no distrito de Casa Branca, em Brumadinho.

Segundo o professor de geografia do Santo Agostinho, Saulo Soares, a proposta é tornar os alunos disseminadores da sustentabilidade, oferecendo em outros ambientes os conhecimentos e práticas que vivenciam na escola. “Os estudantes vão divulgar a coleta seletiva em seus ambientes sociais, ensinando, a partir de oficinas, a importância de separar e dar o destino correto ao lixo.  Como a escola possui Ecopontos para a coleta seletiva, o objetivo é tornar isso mais conhecido pela comunidade, diminuindo a pressão nos aterros sanitários e gerando renda para a Ascap (Associação dos Catadores de Papel e Material Reciclável de Nova Lima)”, afirma. Também estão previstas atividades de voluntariado, com dinâmicas que visem práticas mais sustentáveis em creches e asilos de Nova Lima, promovendo oficinas de compostagem, minhocário e cultivo de horta.

O projeto vice-campeão do Minha Galera Faz Eco 2018 foi desenvolvido pelos estudantes da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, de Itabirito. O objetivo é construir uma praça sustentável em uma área subutilizada do colégio. Já o terceiro lugar ficou com a Escola Municipal Leon Renault, de Brumadinho, em que os alunos propõem que seja realizada uma reforma na biblioteca da instituição.

O programa Minha Galera Faz Eco consiste em um concurso entre escolas municipais, estaduais e particulares das cidades de Brumadinho, Itabirito e Nova Lima. A iniciativa tem como objetivo disseminar a importância da preservação ambiental entre os jovens estudantes, além de fomentar a educação sustentável em toda a comunidade. Neste ano, participaram do concurso 14 instituições e o tema foi “Como a minha escola pode ser mais sustentável?”.

Todos os alunos elaboraram cases com o objetivo de gerar benefícios diretos ao meio ambiente com impactos positivos na comunidade, município ou Estado. Eles contaram com o suporte de uma apostila preparada exclusivamente para o programa com conteúdo pedagógico que aborda a temática da conservação ambiental e sustentabilidade. No decorrer do programa, realizaram tarefas, como “quiz” e desafios para promover a sustentabilidade em sua comunidade, que serviram de base para o desenvolvimento de um projeto final.

De acordo com a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora, a meta do Minha Galera Faz Eco é levar o debate sobre sustentabilidade para além das paredes das escolas. “O programa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do consumo consciente e a destinação correta dos resíduos, além de promover a educação ambiental nas escolas. Assim, reforçamos o compromisso da Coca-Cola FEMSA Brasil com a questão socioambiental”, afirma.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 169 marcas para mais de 396 milhões de consumidores a cada dia. Com mais de 100 mil funcionários, a empresa vende cerca de 4 bilhões de caixas unitárias por meio de 2,8 milhões de pontos de venda por ano. Operando 67 fábricas e 344 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a criação de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.

A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros índices. Tem operações em determinados territórios no México, Brasil, Colômbia, Argentina e Guatemala, e a nível nacional na Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Uruguai, Venezuela e Filipinas. Para mais informações, visite www.coca-colafemsa.com.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são nove fábricas, 44 centros de distribuição, 24 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×