Geral

Dependentes químicos de Itabirito participam de partida de futebol na Arena Independência, em BH

Dependentes químicos de Itabirito participam de partida de futebol na Arena Independência, em BH

Dependentes químicos, profissionais, familiares e outros convidados marcaram presença na partida de futebol denominada “Uma Partida pela Vida” nesta quinta-feira (13). A ação social aconteceu na Arena Independência, em Belo Horizonte, e reuniu integrantes de Comunidades Terapêuticas de Itabirito, Belo Horizonte, Divinópolis, Pedro Leopoldo, Santa Luzia, Nova Serrana e Conceição do Pará.

Trata-se de uma partida de futebol entre dependentes químicos que estão em tratamento em comunidades terapêuticas de Minas Gerais, garantindo que eles desenvolvam um trabalho em equipe. Ao todo, quatro times compostos por profissionais e dependentes químicos que estão em tratamento em comunidades de todo o Estado disputaram as partidas. 

“Essa partida não é apenas só esportiva. É uma ação de reinserção social e de prevenção ao uso de drogas. A ideia é fortalecer as habilidades sociais e pessoais dos acolhidos”, disse Cláudia Gonçalves Leite, subsecretária de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais. 

“Eu sou um dependente químico em recuperação. Passei 16 anos no mundo das drogas e em 2007 eu tive a oportunidade de participar de um projeto. Graças a Deus eu consegui deixar as drogas e restaurar a minha vida”, relatou Júlio César de Oliveira, da Diretoria de Projetos Temáticos de Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas (Supod)

Dez dependentes químicos de Itabirito, que estão em recuperação, marcaram presença na partida. Eles se encontram em tratamento pelo projeto Só Por Hoje, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Itabirito (Adesita), que foi uma das patrocinadoras do evento.  O coordenador do projeto, Danilo Donato, e o gerente-executivo da Adesita, Denis Donato, também foram conferir de perto o jogo. 

“Nós temos o projeto social chamado Só Por Hoje, que tem como objetivo trabalhar a prevenção e a reinserção social dos dependentes químicos de Itabirito. Já fazemos esse trabalho há três anos, junto com nossos parceiros e tivemos a oportunidade de conhecer outras comunidades terapêuticas que fazem um trabalho brilhante”, revela Denis Donato. 

O coordenador do projeto Só Por Hoje, Danilo Donato, disse que está em recuperação. “Sou um dependente químico em recuperação há três anos. A mensagem que eu deixo para as pessoas que estão sofrendo no mundo das drogas é que há uma saída. Essa saída se chama o querer e o pedido de ajuda, com humildade, para sair desse vício”, contou.

O Sou Notícia marcou presença na partida e conversou Denis e Danilo Donato, além de Cláudia Gonçalves Leite, subsecretária de Políticas sobre Drogas, Júlio César de Oliveira, da Diretoria de Projetos Temáticos de Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas (Supod) e Cláudio, monitor em uma comunidade terapêutica em Santa Luzia.

Confira:

Dependentes químicos de Itabirito participam de partida de futebol na Arena Independência, em BH

Dependentes químicos de Itabirito participam de partida de futebol na Arena Independência, em BH

Posted by Sou Notícia on Thursday, December 13, 2018

Artigos relacionados

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close