Geral

Quase meio milhão de brasileiros devem comparecer à posse presidencial

Estimativas oficiais apontam para um público entre 250 mil e 500 mil pessoas durante posse do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Na próxima terça-feira (1), um público de até meio milhão de brasileiros deve comparecer à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para assistir à posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, que comandará a Presidência da República pelos próximos quatro anos.

Durante o evento, Bolsonaro e o vice-presidente eleito Hamilton Mourão participarão de uma missa na Catedral e seguirão para o Congresso Nacional, onde serão empossados pelo presidente do Congresso, Eunício Oliveira. Bolsonaro fará seu primeiro discurso no local.

Em seguida, já empossados, eles seguirão para o Palácio do Planalto, onde Michel Temer realizará a passagem da faixa presidencial e Bolsonaro fará um pronunciamento à nação. Ele também empossará seus ministros e fará cumprimentos a chefes de Estado de outros países.

Ao final, Bolsonaro seguirá para um coquetel no Palácio do Itamaraty, onde serão recebidas as delegações estrangeiras, autoridades e convidados. No total, são esperados pouco mais de 2 mil convidados no evento.

Segurança e restrições

Além de um esquema de trânsito especial, o evento contará com a atuação conjunta do Exército, Polícia Federal, Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal, as políticas militar e civil, e ainda o Corpo de Bombeiros e Detran, para garantir a segurança de todos.

Mais de 2,6 mil policiais militares estão no efetivo deslocado para segurança da Esplanada dos Ministérios, que também contará com a presença de 36 agentes do Detran e 350 militares do Corpo de Bombeiros. Não será permitido entrar com os seguintes objetos: bebidas alcoólicas, garrafas, guarda-chuva, fogos de artifício, apontadores de laser, animais, bolsas e mochilas, sprays, máscaras, produtos inflamáveis, armas de fogo, objetos cortantes, drones e carrinhos de bebês.

Serão colocadas quatro linhas de revistas a partir da rodoviária, além de pontos de detecção de metal até o final da Esplanada. Como não será permitida a presença de ambulantes, copos com água serão distribuídos em barracas pelo local. É possível levar pacotes de biscoitos e frutas e haverá banheiros químicos para atender aos presentes. As informações são do Governo do Brasil, GSI, SSP/DF, Itamaraty e Senado Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×