Geral

Saiba como será o trajeto da posse do presidente da República

Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão serão empossados no dia 1º de janeiro de 2019.

Como manda a tradição, o ato formal da posse do presidente da República eleito, Jair Bolsonaro, e de seu vice, Hamilton Mourão, prevê percorrer caminhos até a transferência da faixa presidencial, no Palácio do Planalto.

São esperadas entre 250 mil a 500 mil pessoas ao evento na região central de Brasília em 1º de janeiro. A população em geral vai poder acompanhar a parte externa da cerimônia de posse em espaços determinados na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes. Apenas pedestres poderão acessar a área por entradas próximas à rodoviária, onde terá quatro linhas de revista pessoal. A Esplanada será interditada para veículos a partir da 0h do dia 30 de dezembro até 8h de 2 de janeiro.

Catedral

No primeiro dia do ano, Bolsonaro sairá da residência oficial da Granja do Torto em direção à Esplanada. A primeira parada será na Catedral, onde ocorrerá um culto ecumênico.

Congresso Nacional

Após a cerimônia, o presidente eleito e seu vice seguem ao Congresso Nacional, onde serão recebidos pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira. A Casa fará leitura do termo de posse e o presidente do Congresso, Eunício Oliveira, declara-os empossados. Bolsonaro fará seu primeiro discurso no local.

Palácio do Planalto

Já como presidente da República do Brasil, Bolsonaro seguirá do Congresso Nacional para o Palácio do Planalto, onde será recebido por Michel Temer. Os dois subirão a rampa e, no interior do Palácio, haverá a entrega da faixa presidencial. Lá, o novo chefe do Estado brasileiro também posará para foto oficial ao lado de seus ministros e, do parlatório, fará o segundo discurso à nação brasileira.

Itamaraty

O ato termina com um coquetel no Palácio do Itamaraty, onde são recebidas as missões especiais estrangeiras que vieram para a posse e as altas autoridades da República. As informações são do Governo do Brasil, Câmara, Senado e do GSI.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close