Geral

Pelo Sisu, IFMG oferta 1015 vagas em cursos superiores

Os candidatos deverão se inscrever pela internet, na página eletrônica do programa, até 25 de janeiro.

Começa na próxima terça-feira, 22 de janeiro, o período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) utiliza o SISU como forma de ingresso para seus cursos de graduação. Os candidatos deverão se inscrever pela internet, na página eletrônica do programa, até 25 de janeiro.

Neste processo seletivo, são ofertadas 1015 vagas em 51 cursos. Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha feito as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtido nota acima de zero na prova de redação. As pontuações individuais do Enem já podem ser consultadas no site do INEP (enem.inep.gov.br/).

Em Itabirito, o campus avançado do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) oferece 20 vagas para o curso de bacharelado em engenharia elétrica da instituição. Do total de vagas, três são destinadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Outras duas vagas são para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, poderão concorrer a uma das três vagas reservadas para o grupo. Mais duas vagas serão reservadas para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. As dez vagas restantes serão disputadas por ampla concorrência.

O edital do Sisu, acessível no endereço www.ifmg.edu.br, permite que os candidatos se inscrevam em até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as instituições de educação superior nas quais deseja ingressar, local de oferta, curso, turno e a modalidade de concorrência. Caso seja aprovado em ambas vagas, o estudante, porém, deve optar por uma delas.

A primeira edição do Sisu 2019 será constituída de uma única chamada regular, e o resultado será divulgado em 28 de janeiro. O prazo para que as matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados sejam efetuados nas instituições para as quais forem chamados será de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Confira o cronograma:

Calendário SISU

Período de inscrições: 22/01 a 25/01
Resultado da chamada regular: 28/01
Prazo para participar da Lista de Espera: 28/01 a 04/02
Matrícula da chamada regular: 30/01 a 04/02
Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 07/02

Do total de vagas em oferta no IFMG, 50% serão destinadas ao acesso pela modalidade de vagas reservadas, totalizando 512. O restante, 503 vagas, são para ampla concorrência. O edital do SISU com o quadro de vagas, os cursos e locais onde são oferecidos está disponível em www.ifmg.edu.br.

Com Reitoria instalada em Belo Horizonte, o IFMG oferta cursos de graduação gratuitos nas seguintes regiões:

– Metropolitana de BH: Betim; Ibirité; Ribeirão das Neves; Sabará; Santa Luzia.

– Central: Congonhas; Conselheiro Lafaiete; Itabirito; Ouro Branco; Ouro Preto.

– Zona da Mata: Ponte Nova.

– Centro-oeste: Arcos; Bambuí; Formiga; Piumhi.

– Leste: Governador Valadares; Ipatinga; São João Evangelista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×