ComportamentoEntretenimentoGeralItabirito

Viaturas da Guarda Municipal de Ouro-Preto/MG adotam padrão visual reconhecido mundialmente

As viaturas da Guarda Civil Municipal de Ouro Preto foram adequadas ao padrão internacional de reconhecimento de polícia comunitária.

As viaturas da Guarda Civil Municipal de Ouro Preto foram adequadas ao padrão internacional de reconhecimento de polícia comunitária. Os carros agora apresentam uma faixa quadriculada em toda sua extensão, seguindo a corrente de uniformização adotada por diversos países. A mudança tem como objetivo facilitar a identificação das viaturas dentro da Cidade Patrimônio Mundial, reconhecida internacionalmente como símbolo turístico e cultural.

Sobre a faixa quadriculada

A faixa quadriculada, comumente usada como um ícone de policiamento em todo o mundo, tem sua origem na Escócia, usada como uma faixa no chapéu/quepe. Em 1932, a comunidade local se queixou que os uniformes da polícia eram indistinguíveis à noite. Em resposta, o chefe de polícia introduziu o branco cortado em cubos na faixa para a polícia da cidade. Em 1961, o azul e branco enxadrezado foi adotado como faixa para o quepe pela força de polícia sul-australiana. A faixa quadriculada foi espalhada por toda a Austrália e as forças policiais do Reino Unido na década de 1970. Gradualmente, outras jurisdições policiais em todo o mundo passaram a usar o xadrez como parte de seus próprios uniformes. O Xadrez Sillitoe de três ou duas camadas é agora um emblema internacional inconfundível do próprio policiamento. Seu uso se estendeu além dos limites de policiais para marcar viaturas, postos e batalhões, sinais e notas de avisos à comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×