GeralOuro Preto

Alunos das escolas da rede pública municipal de Ouro Preto vão participar de sessões comentadas em cinema no “Dia Internacional contra a Discriminação Racial”

A data de 21 de março, reconhecida como o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, é um marco da luta pelas conquistas de direitos sociais para a população negra. Foi criada pela ONU em memória às vítimas do “Massacre de Sharpeville”, em 1966, na África do Sul, quando, em meio ao apartheid, 20 mil pessoas protestavam pacificamente contra a obrigatoriedade de negros portarem cartões de identificação nos quais constavam os locais aonde eles podiam fequentar, quando tropas do exército começaram a atirar, matando 69 manifestantes e ferindo outras 186 pessoas.

No Brasil, além de celebrar a trajetória do líder quilombola Zumbi dos Palmares e outros ícones da luta contra a discriminação, a data relembra a atuação e as conquistas do movimento negro, como a criminalização do racismo, pauta incluída na Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, sem esquecer que, mesmo nos dias de hoje, ainda há muito por fazer pela causa.

No Dia Internacional contra a Discriminação Racial, os alunos da rede pública de Ouro Preto irão participar de sessões comentadas do filme VIDAS CRUZADAS, do diretor americano Tate Taylor, que trata da segregação racial nos Estados Unidos durante a década de 1960. O filme será exibido no anexo do Museu da Inconfidência (Rua Antônio Pereira, 33 – Praça Tiradentes – Centro – Ouro Preto), às 9h e às 13h, e as sessões contarão com debates sobre o tema com Lane Mabel, Maria do Carmo F. de Souza, Sidnéa Santos e militantes da UBM. A entrada é franca. Realização: Cine Vila Rica, Museu da Inconfidência, União Brasileira de Mulheres, Ufop. Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto.

As informações são do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Ouro Preto/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×