Geral

Conscientização para todas as idades: Procon leva informações aos itabiritenses na Semana do Consumidor

Em Itabirito, o acesso aos direitos e deveres de quem compra é assunto muito importante. Por isso, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon Itabirito, celebrou o Dia do Consumidor (15 de março) com uma semana inteira de atrações voltadas à diversos públicos.

AAAA (Créditos: SECOM/PMI)

Dia do Consumidor foi celebrado em 15 de março (Créditos: SECOM/PMI)

Segundo o procurador municipal Jurídico Contencioso, João Batista dos Reis Gonçalves, o objetivo do evento é levar conscientização. “O Procon é um termo de cooperação entre o município e o Ministério Público Estadual. Todos os anos, no mês de março, nós realizamos uma programação especial para a Semana do Consumidor, na qual identificamos os assuntos mais relevantes no momento e promovemos o acesso à informação para que o consumidor possa realizar ações de forma mais consciente”.

Semana do Consumidor

Nesta edição, o Procon buscou diversificar sua área de atuação. Com o tema “Direito do Consumidor e Cidadania”, o órgão trabalhou o assunto desde o público jovem no Cras Maria Loura (11), passou pela conscientização dos idosos no Clumi (14), até o Encontro Institucional pela Valorização do Consumidor Cidadão (15), com a participação de representantes do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Procon.

aa (Créditos: Divulgação)

Procon promoveu conscientização no Cras Maria Loura (Créditos: Divulgação)

Além disso, levou conhecimento aos moradores no conforto de suas casas por meio da entrevista informativa na Rádio Cidade (12) e realizou uma palestra (13), na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACE). Ministrada pela atual coordenadora do Procon de Itabirito e pós-graduada em Direito do Consumidor, Danielle Resende, e pelo advogado Marcus Vinicius Dias, a ação visou educar quem possui poder de compra. “Na palestra, abordamos o tema ‘Educação para o Consumo’, onde falamos sobre os principais aspectos da legislação de direito do consumidor e tiramos dúvidas de comerciantes, estudantes e população em geral. Todos esses eventos tem o intuito de valorizar o consumidor. A gente acredita que conscientizando os consumidores vamos alcançar uma solução maior para os problemas que vierem a acontecer ao longo do ano”, explicou Danielle Resende.

Nova sede

Responsável por promover a defesa do consumidor e estar à disposição da população para receber reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e serviços, o Procon Itabirito agora atua em nova sede.   O procurador Jurídico Contencioso ressaltou que a entrega do novo espaço “foi uma maneira de presentear o consumidor no dia que é dedicado a ele, ofertando maior comodidade e tornando o serviço ainda melhor”.

Procon

Quem precisa buscar auxílio, basta comparecer à unidade do Procon com os documentos básicos de identificação do consumidor (carteira de identidade, CPF e comprovante de residência), além dos comprovantes do produto ou serviço ao qual se está contestando. Isso garante maior agilidade no processo de apuração e resolução da situação.

Atendimento ao público é realizado de segunda a quinta-feira (Créditos: SECOM/PMI)

Atendimento ao público é realizado de segunda a quinta-feira (Créditos: SECOM/PMI)

O atendimento ao público é realizado de segunda a quinta-feira, de 12h as 17h, na nova sede do Procon Itabirito, localizada na Rua José Luis dos Reis, número 24, bairro Funcionários. Mais informações pelos telefones: (31) 3561-7977 ou (31) 3561-5849.

“As informações são do site da Prefeitura de Itabirito.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×