ComportamentoGeralItabirito

Itabirito: Prefeitura adquire novas máquinas de ultrassom e raio x

Os pacientes de Itabirito que se consultarem no Centro de Especialidades Médicas (CEM) a partir deste mês vão contar com novos equipamentos para a realização de exames. Isso porque já estão em funcionamento dois novos aparelhos adquiridos pela Secretaria de Saúde: uma máquina de ultrassonografia e um digitalizador de raio x.

Máquina de ultrassom

A máquina de ultrassom passa a atender toda a demanda do município, realizando diversos tipos de exames: ortopédico, endovaginal e transvaginal, pélvico, cervical, abdominal total, de rins e vias urinárias, articulações, inguinal, duplex scan, parede abdominal, coluna, mamas, tireóide, bolsa escrotal e obstétrico.

A expectativa é que sejam realizados aproximadamente 600 exames por mês. A aquisição eliminará a necessidade de que os pacientes do município se desloquem para cidades como Belo Horizonte, Betim e Contagem.

A compra do aparelho torna a autossuficiencia do município definitiva. “Este é um ganho para a população, que pode realizar o exame no próprio município, de forma mais prática e ágil, e para a administração municipal, que economiza com o transporte dos pacientes e com a compra dos exames”, explica a supervisora administrativa do CEM, Gisele Toledo.

Digitalizador de Raio X

Já o digitalizador de raio x vai proporcionar melhor qualidade das imagens e mais economia. Os resultados passam a ser entregues de forma digitalizada, em cd, e não mais em chapas, que, muitas vezes, não apresentava imagem nítida. “A entrega de um resultado digital dos exames é um pedido dos próprios médicos, pois a qualidade da imagem é superior, o que facilita a análise”, explica Toledo. Ainda de acordo com ela, com a inauguração do novo CEM, os resultados poderão ser acessados por todos os médicos por meio de um sistema informatizado, agilizando os atendimentos. Por mês, são realizados cerca de mil raios x na cidade.

O investimento nos equipamentos, de R$500 mil, foi realizado com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Aro.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Artigos relacionados

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close