ComportamentoEntretenimentoGeralOuro Preto

Ouro Preto é escolhida para abrir o circuito “Viação Cipó Experience – Caravana Gastronômica & Cultural”

Entre os dias 12 a 14 de abril, Ouro Preto abre o circuito gastronômico “Viação Cipó Experience – Caravana Gastronômica & Cultural”, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. O evento, que começa na cidade histórica e segue para outros destinos em Minas Gerais, é gratuito e é uma parceria entre a Prefeitura, programa Viação Cipó, UFOP, entre outros parceiros locais.

A proposta é redescobrir sabores locais e divulgar o que tem de melhor na gastronomia mineira, com o objetivo de valorizar as comidas típicas locais, incentivar a elaboração de novos pratos e como valorizá-los financeiramente, como parte da cultura a ser preservada no estado. Dessa forma, o evento visa incentivar o turismo e fortalecer o comércio das cidades envolvidas, através dos restaurantes e bares participantes.

Em Ouro Preto, foram selecionados nove estabelecimentos, através de edital. Os participantes tiveram uma oficina gratuita com o renomado Chef Penninha, para trocar ideias, capacitar habilidades e provocar a criatividade dos profissionais. Cada bar e restaurante irá expor e vender seus pratos feitos com ingredientes da culinária mineira e ouro-pretana. A diretora de projetos da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Lavínia Viana conta que além dos estandes dos estabelecimentos comerciais, a Associação dos Doceiros de São Bartolomeu também foi convidada a participar do evento para divulgar o patrimônio imaterial da cidade. “A Secretaria de Turismo abraçou este evento por querer movimentar e valorizar o turismo e a cultura de Ouro Preto. A expectativa é que até 2 mil pessoas circulem no espaço em cada um dos três dias para prestigiar tanto o artesanato e a gastronomia, quanto as bandas locais”, afirmou.

A programação está diversificada para agradar a todos os públicos. Na sexta-feira, 12, o circuito gastronômico será aberto às 18h. Nesse dia, haverá show sertanejo com Diney Mapa e axé com a Banda Abahdá. No sábado, 13, o evento tem início às 11h e contará com apresentações do grupo Forró de Bolso, Silvia Gomes, Amigos do Samba e a dupla Marcos e Gabriel. No último dia, domingo, 14, a movimentação começa a partir das 10h, com shows da banda Fundo de Panela e Tania Azze.

Para atrair as famílias, no local também haverá um “Espaço Kids”, para que as crianças se divirtam enquanto os pais desfrutam do evento. Além disso, terá estandes de artesanato, das quais participarão as associações de artesãos de Ouro Preto.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio destaca que esse é um evento que agrega toda a cultura ouro-pretana, pois além da comida típica local, todos os artesãos e bandas são de Ouro Preto. O secretário afirma ainda que programações assim combatem a sazonalidade no turismo, ocupando as lacunas no calendário da cidade. “Com muito orgulho fomos selecionados para a abertura de um evento de grande porte como este, com a divulgação da culinária mineira, também alinhado com a Secretaria de Estado de Turismo, que vem trabalhando a gastronomia de Minas como um fator de interesse turístico. É importantíssimo para a cidade, fator de geração econômica, de atração de turistas e também um momento de lazer para o ouro-pretano com entrada gratuita, esperamos todos lá para uma bonita festa”, concluiu.

FONTE: ACPMO

Artigos relacionados

Um comentário

  1. Hi. Very interesting content but it’s hard to find sounoticia.com.br in search
    results. You are out of google’s top 10, so
    you can’t expect big traffic. You need high quality backlinks to rank
    in serps. And you can get them for free, just search in google: fasrixo’s tools

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close