GeralOuro Preto

Projeto da Prefeitura e UFOP irá capacitar ouro-pretanos para o Turismo Vivo

A Prefeitura de Ouro Preto em parceria com a Ufop apresenta o projeto “Conviver- Valorização e capacitação de pessoas para o Turismo Vivo”. Trata-se de um projeto sem fins lucrativos que objetiva a complementação da educação e a inserção social de pessoas a fim de sensibilizar e capacitar moradores para a atividade turística e cultural. Envolve pessoas atendidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania de Ouro Preto, sobretudo, jovens, mulheres e famílias que possuem o CAD-Único.

Coordenado pela professora da UFOP, Dra. Kerley dos Santos Alves, e pela equipe multidisciplinar constituída por  psicólogos, administradores, assistente social e turismólogo, sob a coordenação da diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sra. Aline Testassica, o projeto vai oferecer “workshops”, aulas expositivas, palestras, oficinas e visitas técnicas com conteúdo ministrados por parceiros e voluntários, contemplando as competências que serão vivenciadas, com foco no perfil profissional. O objetivo principal é estimular o sentimento de pertença do morador e, também, a geração de renda por meio da interdisciplinaridade entre economia criativa, empreendedorismo, direitos humanos e participação popular, economia solidária e desenvolvimento local.

A capacitação será realizada em dois módulos: integrador e específico. O módulo integrador consiste numa modalidade de ensino complementar, aportando conteúdos e vivências que favorecem a reflexão crítica, a autopercepção, o resgate da autoestima, o espírito de cooperação, a troca de experiência, as manifestações culturais e o respeito às diferenças. Já o módulo específico objetiva o desenvolvimento da formação técnica, considerando a posterior inserção das mulheres e jovens a partir das demandas socioeconômicas e das características do trade turístico local.

O projeto terá início nesta quinta, às 13h, no Centro de Artes e Convenções, com encerramento previsto para agosto deste ano.
FONTE: ACPMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×