GeralItabiritoMarianaOuro Preto

Prefeitura de Ouro Preto, Itabirito e Mariana realizam evento ao Dia da Luta Antimanicomial

A Prefeitura de Ouro Preto, juntamente com as prefeituras de Itabirito e Mariana, divulga a programação de ações voltadas ao Dia da Luta Antimanicomial. O Movimento tem se fortalecido como um importante ator social na luta pela garantia e defesa dos direitos humanos no Brasil, em especial dos direitos das pessoas com transtornos mentais. O dia 18 de maio estabelecido como o Dia da Luta Antimanicomial foi instaurado em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental. O Congresso deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por Uma Sociedade Sem Manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Segunda a Coordenadora Administrativa da Rede de Atenção Psicossocial de Ouro Preto, Paula Oliveira Alves de Brito, o evento é de suma importância, pois a sociedade está passando por um momento crucial, onde a união se faz necessária e a saúde mental é um tema que abrange todos os setores de nossa sociedade.

A Rede de Atenção Psicossocial do Município de Ouro Preto convida toda a população a participar ativamente da Semana do 18 de Maio. A programação inicia no dia 06 de maio com uma exposição, na cidade de Itabirito, dos trabalhos realizados nas oficinas dos CAPS’s. No dia 15 de maio, em Ouro Preto, será realizada uma Roda Formativa “Loucura e Resistência” com o Paulo Amarante – militante e referência nacional do Movimento Antipsiquiatria e Antimanicomial. No dia 16 de maio será realizado o II Seminário Microrregional de Saúde Mental na cidade de Mariana. No dia 17 de maio, também em Mariana, será realizado um desfile pelas ruas da cidade. No dia 20 de maio, em Ouro Preto, acontece uma Roda de Conversa “Diálogos- Saúde Mental” com o professor Aisllan Assis – militante da Luta Antimanicomial. No dia 21 de maio, encerrando a semana de resistência, Lourdes Machado – militante mineira do Movimento Antimanicomial – participa de mais uma roda de conversa.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close