ComportamentoGeralItabirito

Arnaldo dos Santos e diretor-presidente do Saae de Itabirito vistoriam obras

O prefeito interino, Arnaldo dos Santos, e o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito, Wagner Melillo, vistoriaram um conjunto de obras nos bairros Novo Itabirito, Praia e no distrito de Macedo na manhã da última sexta-feira (31/05). O objetivo deles foi acompanhar de perto o desenrolar e a qualidade das obras de drenagem e esgotamento sanitário.

Eles iniciaram a vistoria pelo bairro Praia, onde está sendo feita uma intervenção para melhorar o sistema de esgoto da localidade. Os serviços tiveram início em 20 de maio e a previsão da entrega é em 5 de julho.

O diretor- presidente do Saae Wagner explicou que a intenção da obra é construir uma nova rede de esgoto,  e fazer reparos nas galerias da região que são velhas e estão desmoronando em alguns pontos.

Ele explicou ao prefeito que os benefícios para os moradores serão muitos como a eliminação do mau cheiro e a despoluição do rio Itabirito. “Esperamos que aproximadamente 500 casas deixem de lançar o esgoto no rio o que corresponde a mais de 70 milhões de litros de rejeitos por mês”, disse.

A visita se estendeu para as obras da nova Avenida, José Farid Rahme, onde houve o envelopamento da adutora de água. Logo em seguida se dirigiram para a região da Vila Gonçalo, que recebeu a instalação de dois novos reservatórios de água.

Em seguida, Arnaldo e Wagner foram para o bairro Novo Itabirito, onde na Avenida Tiradentes, o Saae está realizando uma grande obra, em parceria com a prefeitura, de drenagem e contenção de encosta por meio de uso de gabião.

Orçada em 420 mil reais, a intervenção acaba com as chances de deslizamento de terra na área, garantindo a segurança das famílias que moram no entorno. Os trabalhos tiveram início em março e a intenção é concluir tudo até a primeira quinzena de julho.

“Estamos realizando todo o serviço de drenagem e a contenção da encosta por meio de um muro em gabião com terramesh, uma estrutura tipo gaiola que é preenchida com pedras britadas de grande durabilidade e resistência”, explicou Wagner Melillo.

Segundo ele, os operários estão construindo um muro de gabião de aproximadamente 12m de altura com 534 m3 de gabião e terramesh, que visa evitar o risco de desabamento sobre as casas existentes na localidade e promover o adequado escoamento das águas pluviais.

“A obra protegerá toda a encosta e evitará sua erosão, devido ao volume de água que corre em momentos de chuvas fortes, mas que agora será toda drenada e encaminhada para o córrego que passa na região”, comemorou Wagner.

Eles finalizaram as vistorias no distrito de Macedo, onde o Saae instalou uma bomba e um reservatório, levando água tratada para a região, além de beneficiar 500 moradores.

Arnaldo dos Santos enalteceu o trabalho realizado pelo Saae em prol do saneamento básico de Itabirito. “Deu para perceber que as obras estão avançando a cada dia. Tem muita coisa para ser feita, mas estamos no caminho certo, que colocam Itabirito como referência nacional no saneamento básico”, finalizou.

Tags

Artigos relacionados

2 Comments

  1. O SAAE DE ITABIRITO SABE QUE A VALE S/A SECOU A NASCENTE DO CÓRREGO SECO NO LOCAL DENOMINADO RETIRO DA PRATA. NA ÉPOCA A DIRETORA ERA A DÓRIS GARISTO LINS. ELA RECLAMOU E FOI DEMITIDA DO SAAE. A MALDITA EMPRESA CONSTRUIU UM CANAL DE DRENAGEM DE MAI DE 2 KM DE EXTENSÃO DENTRO DA PROPRIEDADE SEM LICENCIAMENTO AMBIENTAL E SEM ANUÊNCIA DO DNPM. FOI CONDENADA POR “ESBULHAR A PROPRIEDADE”, O QUE SIGNIFICA TOMAR POSSE DAQUILO QUE NÃO LHE PERTENCE, OU EM SUMA, ROUBAR! MAS JÁ RECORREU EM SEGUNDA INSTÂNCIA! MALDITA EMPRESA, MALDITA JUSTIÇA! A POPULAÇÃO DA CIDADE TEM QUE CONHECER O LOCAL PARA PRESERVAR UMA ÁREA DE EXTREMO INTERESSE PARA A COMUNIDADE!!

  2. OS CIDADÃOS DE ITABIRITO DEVEM VISITAR A NASCENTE DO CÓRREGO SECO NO LOCAL DENOMINADO RETIRO DA PRATA. A MALDITA VALE S/A JÁ CONSTRUIU UM CANAL DE DRENAGEM PARA O LIMITE FINAL DA CAVA DA MINA QUE VAI AVANÇAR SOBRE A NASCENTE DO CÓRREGO. ISTO FOI FEITO EM PROPRIEDADE DE TERCEIROS E COM O LICENCIAMENTO AMBIENTAL ENGANANDO A FEAM MG. ENGANARAM TAMBÉM A ANM – AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO. O SAAE DE ITABIRITO CONHECE ESTA HISTÓRIA POIS O FATO DE CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS FOI DENUNCIADO À FEAM PELA DÓRIS GARISTO LINS, EX DIRETORA DO SAAE NO GOVERNO DO MANOEL DA MOTA. ISTO É CRIME E A EMPRESA JÁ PERDEU EM SEGUNDA INSTÂNCIA, MAS O MUNICÍPIO TE QUE ATUAR CONTRA A EMPRESA TAMBÉM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close