Geral

A Empresa Vale implantará uma fábrica de artefatos para construção civil nas proximidades da Mina do Pico, em itabirito.

O empreendimento, que utilizará lama de barragens, terá capacidade de processamento de 30 mil toneladas/ano. O investimento será de R$ 15 milhões, gerando 90 empregos apenas na fase de construção.

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, formalizou o processo de licenciamento ambiental simplificado – LAS à empresa Vale S.A para implantação de uma fábrica de artefatos para construção civil nas proximidades da Mina do Pico, na cidade.

O projeto tem como objetivo viabilizar a produção e utilização de artefatos para a construção civil a partir do reaproveitamento dos resíduos do processamento do minério de ferro. O procedimento minimizará a necessidade de disposição em barragens ou pilhas, além de reduzir a necessidade de extração de recursos naturais não-renováveis e promover relações sócio-ambientais positivas.

“A implantação do projeto agregará sustentabilidade à destinação dos resíduos do processamento do minério de ferro, além de reduzir a disposição dos rejeitos em barragens ou pilhas e, principalmente, de representar um novo ciclo econômico de geração de renda”, comemora o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Marcos Generoso.

Desassoreamento do Rio Itabirito

A Vale também anunciou a liberação de recursos para a realização dos trabalhos de desassoreamento do Rio Itabirito, atendendo à solicitação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABIRITO

2 Comments

  1. Quatro anos após o rompimento criminoso da barragem de Fundão em Mariana a maldita VALE S/A afirma que retomará a operação da mina incluindo um sistema de tratamento e disposição dos rejeitos com empilhamento à seco. Esta é a prova de que a empresa já tinha conhecimento das técnicas para não entupir as malditas barragens de rejeito com a lama que nunca se compacta. Assassinos malditos! Se os Órgão de controle como a FEAM, o DNPM e o MPMG concordarem com isto estarão declarando apoio ao crime!

  2. ESSA MALDITA VALE S/A JÁ CONHECIA OS RISCOS DE TODAS AS BARRAGENS, INCLUINDO AS DUAS QUE JÁ ROMPERAM, HÁ MUITOS ANOS. EMPRESA MALDITA COMPRA OS AUDITORES E OS ÓRGÃOS DE CONTROLE COMO FEAM E DNPM. TEM QUE PARALISAR AS ATIVIDADES DESTA EMPRESA EM MG E PRENDER TODA A CÚPULA! SE ESTE FOSSE UM PAÍS DESENVOLVIDO ISTO JÁ TERIA SIDO FEITO!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close