ComportamentoEntretenimentoGeralItabirito

Pastoral da Criança e do Menor de Itabirito elege nova coordenação paroquial em assembleia”

A Pastoral da Criança elegeu sua coordenação paroquial para o período de maio de 2019 a maio de 2021 durante a assembleia realizada no Centro de Pastoral da Criança e do Menor.

A coordenação é composta por uma lista tríplice, sendo uma titular e duas auxiliares, eleita pelos voluntários e equipe administrativa da entidade. A assembleia contou com a presença da coordenadora regional da Pastoral da Criança, do Pároco Pe. Edmar José da Silva e também da coordenadora emérita Luzia do Nascimento Ferreira.

A nova coordenação eleita tem como titular Rosane Aparecida Rodrigues Palheiros Matos (líder comunitária e assistente social voluntária) e auxiliares Astézia Chieza Coelho (líder comunitária voluntária) e Sara de Castro Pereira (psicóloga/equipe técnica).

 

Trabalho da Pastoral

O importante trabalho da Pastoral tem transformado a vida de muitas famílias em Itabirito. São diversas ações coordenadas pelos líderes voluntários e capacitados que realizam orientações e ensinamentos do soro caseiro, pré-natal, aleitamento materno, vigilância nutricional, vacinação, desenvolvimento integral das crianças e relações humanas.

Em Itabirito este trabalho teve início em 1989 com famílias do Serviço de Obras Sociais. O Centro de Pastoral funciona no Bairro Santa Efigênia e está diretamente ligado às Obras Sociais da Paróquia São Sebastião. O espaço foi ampliado entre 2003 e 2006 com a parceria de empresas privadas, Prefeitura municipal e a Paróquia. Tem capacidade para acolher muitas famílias (gestantes, crianças e adolescentes até 18 anos) que participam de diversas atividades como Celebração da Vida, oficinas esportivas, recreativas e culturais, além de uma horta que está sendo reestruturada neste ano.

São 40 voluntários atuando no Projeto, além de três monitores remunerados, duas funcionárias do Centro de Pastoral e uma Psicóloga contratada. Atualmente são 10 comunidades acompanhadas mensalmente através de líderes voluntários capacitados, num total de 165 famílias e 190 crianças que podem ser acompanhadas desde o ventre materno até os seis anos. Esse acompanhamento estabelece uma relação fraterna com as famílias, observando os cuidados com as crianças, o seu desenvolvimento nutricional e o ambiente onde vivem.

Um trabalho especial é feito com as gestantes, com orientações sobre os cuidados durante a gravidez, incentivo ao aleitamento materno e contribuição na preparação do próprio enxoval.

Assim a Pastoral da Criança vem cumprindo a sua missão de orientar as famílias colaborando para que crianças de 0 a 6 anos possam nascer e crescer com mais saúde e vida digna.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close