ComportamentoEntretenimentoGeralItabirito

Campus do IFMG em Itabirito se destaca em resultados do Enem 2018

Divulgado nesta sexta-feira (28) junho, o ranking do desempenho das escolas do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) mostrou que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) obteve o primeiro lugar entre as escolas públicas em todas as cidades onde possui campus.

“O exame não diz respeito à qualidade das instituições, já que, no caso dos Institutos Federais, não considera a formação técnica integrada e a preparação profissionalizante que ofertamos. É um ranking que indica uma classificação de desempenho e, nesse ponto, ficamos satisfeitos com o trabalho que vem sendo desenvolvido com os alunos em nossos campi”, afirma o pró-reitor de Ensino, Carlos Bernardes Rosa Junior.

Os dados foram tabulados pelo jornal Folha de São Paulo com base nas informações sobre o desempenho dos candidatos divulgadas pelo Ministério da Educação. Foram ranqueadas 11.212 escolas.

De acordo com a publicação, na tabulação dos dados, foram incluídos os candidatos que não zeraram em nenhuma das provas objetivas e na redação. A média da escola só foi calculada se pelo menos metade dos concluintes estiveram no Enem, respeitada a participação mínima de 10 alunos. Foram computadas as notas dos estudantes com a situação assinalada no Enem como “Estou cursando e concluirei o Ensino Médio em 2018”. Por esse critério, o IFMG teve 13 de seus 18 campi ranqueados. Aqueles que não foram relacionados é porque não possuíam turmas de 3º ano do Ensino Médio Integrado até dezembro do ano passado.

Em Minas Gerais, considerando apenas o desempenho dos Institutos Federais, o IFMG teve sete campi entre os 15 com a melhor média. Na relação estão as unidades do IFMG em Itabirito, Governador Valadares, Santa Luzia, Ponte Nova, Ouro Branco, Congonhas e Betim. O cálculo do desempenho dos estudantes foi feito com base na média entre as notas das provas objetivas e da redação. No estado, existem cinco IF’s e 59 campi.

 

O ranking revela também que, considerando apenas a nota da redação dos participantes do Enem, o Campus Formiga está entre os 2% de escolas com as melhores notas do país. Ampliando a margem para 10%, cinco campi do IFMG – Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ponte Nova e Santa Luzia – ficaram no grupo que apresentou alunos com as melhores nota de redação.

 

Já se levado em conta somente as notas obtidas nas provas objetivas, o IFMG teve nove de seus campi relacionados no grupo de 15% das escolas com as melhores notas. Foram os campi Itabirito, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ouro Branco, Ponte Nova e Santa Luzia. O Campus Governador Valadares está também entre o grupo de 5% das escolas do país com as melhores notas em provas objetivas.

 

Para o professor Carlos Bernardes, o Enem deve ser analisado como uma prova de classificação para o ingresso no ensino superior. No entanto, ele acredita que o exame é também um indicativo de direcionamentos para melhorias e aprimoramento, deve ser encarado como um indicador a mais dentro dos diversos parâmetros a serem considerados na oferta de ensino, pesquisa e extensão pelos IF’s.

Artigos relacionados

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close