Geral

ENTREVISTA COM O PADRE EDMAR JOSÉ DA SILVA, PÁROCO DA PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO EM ITABIRITO

Padre, primeiramente agradecemos a oportunidade de entrevista ao nosso site “Sou Notícia

R: Eu quem agradeço a oportunidade. Sinto-me honrado em poder dar esta entrevista.

Neste mês de julho, fazem quatro anos que o senhor está na cidade de itabirito. Hoje é, sem dúvidas, uma referência cristã na cidade. Como o senhor lida com isso? E esperava este acolhimento tão caloroso?

R: Agradeço imensamente o carinho e a consideração do povo de Itabirito. Sou muito feliz aqui! O meu grande desejo é que Jesus Cristo seja a grande referência para a vida de todos os cristãos, especialmente dos católicos de Itabirito. Eu sou apenas um servo do Senhor e trabalho para que Ele seja mais conhecido e mais amado. E isso vai acontecendo devagar, progressivamente, como obra do Espírito Santo, mais do que como fruto do meu esforço pessoal.
Uma característica marcante do povo de Itabirito é a acolhida. E acolher bem não é somente um gesto de educação ou de boa etiqueta, é também um valor que brota do Evangelho. Fui muito bem acolhido nesta cidade, de modo amigo, fraterno e caloroso. Com pouco tempo de convivência, já estava me sentindo em casa, graças ao espírito de acolhimento deste povo maravilhoso.

Continuando a pergunta acima, ainda nesta referência cristã, sabemos que o senhor arrasta multidões por onde passa e por todas as atividades relacionadas à Paróquia. Qual o segredo para este sucesso?

R: Creio que o segredo é trabalhar sempre em conjunto, ouvindo os leigos nos diversos conselhos da Paróquia. Tudo que programei até hoje para a Paróquia foi apresentado e aprovado pelos nossos Conselhos, especialmente pelo Conselho paroquial de pastoral. Quando as pessoas participam do processo, ficam motivadas para concretizar a ideia apresentada. Além disso, o povo católico de itabirito não tem preguiça de trabalhar pelo Reino. Tudo que é programado, é assumido pelos movimentos, pastorais e pelas comunidades da Paróquia. O outro segredo é sempre colocar em oração, nas mãos de Deus, o que vai sendo programado para a Paróquia. Deus aponta o caminho certo e seguro. Temos que ser fiéis a Ele e ao seu Evangelho.

Este ano a Paróquia de São Sebastião completa 60 anos. Conte um pouco da trajetória da Paróquia até a atualidade, seus párocos e algo que seja relevante nestes 60 anos de vida evangelizadora.

R: A Paróquia de São Sebastião foi desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem no dia 02 de agosto de 1959. Dom Oscar de Oliveira, juntamente com o Pároco da Boa Viagem, viram que a cidade estava crescendo e que precisava de uma nova paróquia. O primeiro pároco foi o saudoso Pe. Adelmo Ferreira. Figura extraordinária, lembrado pelo seu jeito simples, por sua dedicação à Paróquia e pelo seu grande espírito empreendedor. Teve uma visão de futuro quando construiu a majestosa igreja de São Sebastião, no período em que não havia dízimo e a cidade era bem menos populosa. Este ano fazem 30 anos da sua morte e ele é lembrado, ainda hoje, com muito carinho, pelos paroquianos. Marcou a vida de muitas pessoas e de inúmeras famílias. Depois do Pe. Adelmo passaram pela paróquia mais 4 párocos: Pe. Geraldo Gabriel que começou a organizar as pastorais na Paróquia; o Pe. Geraldo Souza, que começou a descentralizar os trabalhos da Paróquia em comunidades; o Pe. Geraldo Barbosa, que se dedicou bravamente pelos trabalhos sociais da Paróquia e eu. Cada um, a seu modo, deixou a sua marca na Paróquia. Um fato relevante é que, desde o início, os cristãos leigos e leigas da Paróquia sempre tiveram muito carinho pelos padres e, acima de tudo, sempre os apoiaram em suas iniciativas e projetos. E os padres, por sua vez, sempre valorizaram os ministérios e carismas dos leigos e leigas da Paróquia.

Diante destas festividades do jubileu de diamante, conte para nós o que os fiéis terão de novidades para este ano?

R: Estamos vivendo o ano jubilar. Fizemos uma extensa programação para a comemoração dos 60 anos da Paróquia. Fizemos uma oração e compusemos um hino que estão sendo rezado e cantado pelo povo. Já realizamos a festa de São Sebastião de modo mais solene, com várias atividades que lembraram os 60 anos da Paróquia; já tivemos a belíssima Semana Santa que também estava dentro deste clima do jubileu. Fizemos no domingo de Pentecostes uma grande festa envolvendo as nossas 26 comunidades da Paróquia. Estamos programando para o mês de julho o lançamento de uma Revista comemorativa com os principais dados da Paróquia; de 30 de julho a 01 de agosto, teremos um tríduo festivo dos 60 anos; no dia 02 de agosto (data da fundação da Paróquia) teremos uma celebração solene com todos os ex- párocos vivos; no dia 03 de agosto teremos um grande show comemorativo dos 60 anos com uma banda gospel chamada “Anjos de Resgate”; em outubro teremos uma peregrinação à Serra da Piedade e celebraremos de modo mais solene o mês de dezembro. Tudo isso para agradecer a Deus os inúmeros benefícios com que Ele tem cumulado a nossa Paróquia ao longo destes 60 anos.

O senhor comentou deste grande show dos 60 anos. Conte um pouco dessa grande comemoração, expectativa de público e o que os fiéis podem esperar deste evento?

R: O show dos 60 anos da Paróquia será com a banda “Anjos de Resgate”. É uma banda que tem 15 anos de estrada, muito conhecida entre católicos e não católicos e que evangeliza com músicas belíssimas que falam sobre família, amigos, presença de Deus na vida das pessoas. Estamos aguardando um público de, no mínimo, 3000 pessoas. Será um momento para cantar, descontrair, encontrar os amigos, mas também um momento para sintonizar com Deus. O show tem também este caráter orante. Graças a Deus, as pessoas de Itabirito e cidades vizinhas têm demonstrado grande interesse em participar deste show, visto que conhecem a qualidade das músicas que serão apresentadas.

Padre Edmar, Sou Notícia agradece mais uma vez a oportunidade e gostaríamos que o senhor deixasse uma mensagem final para os fiéis que tanto lhe acompanham.

R: Dia 25 de julho, vou completar 4 anos de presença em Itabirito, na Paróquia de São Sebastião. Quero aproveitar para agradecer o carinho de todo o povo desta cidade. Estou aprendendo a cada dia com este povo santo, acolhedor, solidário e aberto à graça de Deus. Como ninguém faz nada sozinho, quero agradecer também a preciosa colaboração do Pe. João Carlos Chini (com quem convivi no ano de 2015), do Pe. Joel Santos de Marselha (que esteve conosco nos últimos anos), do Pe. Harley Carlos de Carvalho Lima (atual vigário paroquial) e dos diáconos permanentes que fazem um trabalho belíssimo em nossa Paróquia. A todo o povo das nossas mais de 30 Pastorais, Movimentos, e Associações e das 26 comunidades que constituem a Paróquia, o meu muito obrigado! Com vocês sinto-me mais cristão e mais padre! Peço a todos que rezem por mim, para que eu seja fiel à missão que Deus me confiou.
De coração, agradeço ao Pastor Anderson e a toda a equipe do Site “Sou Notícia” por esta entrevista.

ARTE DO SHOW

 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×