Geral

Praça lotada, música e comida típica marcam a Festa do Pastel de Angu em Itabirito

A Festa do Pastel de Angu movimentou o último final de semana em Itabirito, na Região Metropolitana de Minas Gerais. O evento aconteceu nos dias 05 e 06 e reuniu centenas de pessoas na Praça da Estação.

No sábado, o público conferiu os shows de Paulinho Sacra e Daniel, Quadrado Carbono, Minabloco, Tindolelê e o famoso bloco carnavalesco Chama o Síndico, de Belo Horizonte. Já no domingo, quem marcou presença na festa assistiu aos shows de Letícia Garcia, Deyvisson e Marcelo, Sakasamba e da consagrada banda de forró Falamansa.

Oficinas de fabricação do pastel de angu foram ofertadas durante os dois dias do evento na Casa do Pastel de Angu, localizada na Praça da Estação. Houve também uma premiação do melhor pastel de angu. As ganhadoras na categoria do melhor pastel de angu original, o tradicional pastelzinho com recheio de carne moída e umbigo de banana, foram Vanessa Santana de Melo, premiada em primeiro lugar, e Nilda Ferreira da Silva, que ficou em segundo lugar. Outra ganhadora foi Conceição de Paula Moreira, destaque na categoria de pastel inovador.

Moradora de Contagem, Fabiana Borges elogiou a festa em contato com o Sou Notícia“Eu já tinha vindo em Itabirito outras vezes para o Julifest e o pastel de angu sempre chamou minha atenção. Achei interessante ter uma festa para celebrar essa delícia da cidade. Tinha que ter essa festa todo mês”, conta, aos risos.

O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, se pronunciou durante a Festa do Pastel de Angu. “É com muita emoção que vemos essa praça cheia, essa festa alegre, e que pode ter sido o marco inicial desse governo e que a gente possa realizar mais festas. Tenho certeza que quanto mais nós fizermos, mais nós estamos inserindo cultura e turismo para nossa cidade. Parabéns a todos que participaram e que fizeram esse evento, da equipe da Júnia (Melillo, secretária de Patrimônio Cultural e Turismo), a todos que estão no palco representando as mantenedoras do pastel de angu, a todos os patrocinadores que nós ajudaram. Enfim, quem participou e ajudou, meus parabéns pois a festa foi bonita e tenho certeza que vocês gostaram. E é com esse entusiasmo que nós vamos continuar fazendo nosso governo para todos; pensando em todos; na família itabiritense. O sucesso foi tão grande que não houve registro de nenhum incidente nessa festa. Isso que é bom! Uma festa ordeira, de família. Vocês merecem muito mais. Grande abraço e muito obrigado”, destacou Orlando, sendo aplaudido pelo público presente.

Sobre o Pastel de Angu

A criação do pastel de angu aconteceu na Fazenda dos Portões, que pertencia a David Pereira Lima. Sua esposa, Ana Joaquina de Lima, de acordo os boatos acerca do famoso pastel, tinha um bom convívio com as escravas Philó e Maria Conga. Ela as tirava da senzala e levava para dentro da casa. A criatividade das escravas, aliada à necessidade de alimentação, as fizeram usar sobras de carne e angu, assim como guisado feito com umbigo de banana. Quando possível, elas pegavam pedaços de carne dos seus senhores e escondiam em roletes de angu. Depois, elas assavam o angu em fornos feitos com cupinzeiros.

No começo, o pastel de angu tinha forma arredondada, o recheio era colocado sobre a massa, sendo enrolado e depois achatado, para que pudesse ser assado. Nessa época o nome dado à iguaria era “boroa”. Anos mais tarde, em torno de 1885, o pastel ganhou sua forma atual, dada por Ana da Prata Baêta, conhecida como “Dona Saninha da Prata”. Ela passou a receita para sua nora, Emília Martins Baêta, apelidada de “Dona Milota”, em 1915.

A receita conquistou o paladar das pessoas e, hoje em dia, o pastel de angu é apreciado em várias cidades, como Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, General Carneiro, Itabira, Mariana, Ouro Preto, Sabará, entre outros municípios de Minas Gerais; e até mesmo outros estados, como São Paulo. Vários são os recheios, como carne moída, frango, queijo, bacalhau e, claro, o tradicional pastel de angu de umbigo de banana.

A Prefeitura de Itabirito registrou o modo de fazer o pastel de angu como Patrimônio de Natureza Imaterial, em dezembro de 2010. De acordo com o decreto, o pastel possui valor histórico e simbólico para a cidade, sendo um bem cultural protegido por lei. A história da cidade e da iguaria está num dossiê criado após o registro do preparo do pastel como patrimônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×