GeralItabirito

Produtores rurais de Itabirito recebem certificados de cursos

Cursos tiveram o objetivo de oferecer melhor qualificação para os participantes.

Setenta e dois produtores rurais de diversas comunidades participaram de cursos de qualificação e receberam seus certificados na última quinta-feira (31), em uma cerimônia realizada na Prefeitura de Itabirito. “Os cursos possibilitaram, aos produtores, trabalhadores rurais, técnicos e estudantes, a reciclagem de conhecimentos e o aprendizado de novas técnicas de produção agrícola; também promoveram o conhecimento das pessoas que vivem no meio rural, com a finalidade de abrir oportunidades, aumentar a produtividade, gerar renda e qualidade de vida aos produtores rurais”, afirmou Magna Leão, mobilizadora do Senar.

Os cursos foram realizados por meio da parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabirito, Sistema Faemg/Senar e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Entre os cursos oferecidos estão: Operação e Manutenção de Roçadeira, Fabricação e Conservação de Alimentos / Beneficiamento de Verduras e Legumes, Produção de Própolis, entre outros.

“Foi muito boa a realização do curso, principalmente no momento em que estamos montando a associação, para desenvolver mais a apicultura aqui em Itabirito. Tanto esse curso quanto os outros que virão são de suma importância para todos os apicultores”, ressaltou a participante Ana Paula Nonato.

A Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de itabirito, Cristiane Cecília Gurgel Pereira, destacou a importância do Convênio do Sistema Faemg/Senar, que possibilita a parceria com a prefeitura e a disponibilização dos cursos.  “A parceria entre o Sindicato e a Prefeitura auxilia no desenvolvimento do produtor rural e deverá permanecer”, avaliou durante a entrega dos certificados.

Na ocasião, o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, comentou sobre a importância da busca de qualificação e conhecimento pelos participantes dos cursos e parabenizou a todos pela iniciativa e participação. “Até na minha função, como gestor do município, estou sempre em processo de aprendizado. Tudo começa na busca pelo saber, para que depois, lá na frente, consigamos atingir os melhores resultados”, concluiu o prefeito.

De acordo com Magna Leão, para os próximos meses serão realizados os cursos de: Trabalhador na Apicultura, Manejo de Abelhas e Processamento de Mel e Cera, Trabalhador em Segurança no Trabalho e Serviços / Espaço Confinado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close