GeralItabirito

Saae transforma mais um reservatório em espaço de lazer com o projeto Arte na rede

O Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito inaugurou na tarde da última terça-feira (05), mais um reservatório de água contemplado com o projeto Arte na Rede. A iniciativa beneficiou a comunidade do bairro Matozinhos, com um espaço que se transformou em arte, lazer e convivência para moradores.

O reservatório do Gutierrez, assim denominado, foi beneficiado com obras de jardins, bancos e um painel de grafite baseado nos desenhos dos alunos do 3º e 4º ano da Escola Municipal Ana Amélia Queiroz, selecionados através de um concurso. Todo esse trabalho foi realizado em parceria com a secretaria Municipal de Urbanismo.

A inauguração teve a participação do secretário Municipal de Meio Ambiente Frederico Souza Leite e da secretária Municipal de Educação Iracema Mapa, além de integrantes do Saae e do vice-prefeito Elio da Mata, que lembrou a importância da obra como a criação de mais uma área de convívio para a comunidade.

O vice-prefeito ressaltou também que os trabalhos desenvolvidos pela autarquia vão além das questões ambientais. “A criação desse espaço demonstra que o Saae desempenha hoje um papel social importante e não só como órgão responsável pelo tratamento de esgoto e de água”, disse.

O diretor-presidente do Saae, Rogério Eduardo, lembrou a história do reservatório construído em 1974, antes mesmo da criação do Saae, e disse contar com a ajuda da população para preservar o local. “Esperamos que as pessoas aproveitem o reservatório como espaço de lazer e nos ajudem a cuidar dele”, falou Rogério.

Após a solenidade de inauguração, todos os alunos da escola foram premiados com medalhas de participação e os que tiveram os desenhos selecionados participaram de uma rápida oficina sobre as técnicas de grafitagem e assinaram o reservatório.

O projeto Arte na Rede tem o objetivo de integrar as obras da autarquia às comunidades às quais estão inseridas. O reservatório Woods Soares, no bairro Dona Luizinha, foi a primeira unidade contemplada pela iniciativa.

O reservatório do Gutierrez tem capacidade de armazenar 150 mil litros de água. A partir da inauguração dele, o Saae conta com 52 reservatórios no município com estruturas para reservar mais de 42 milhões de litros de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×