ComportamentoEntretenimentoGeralOuro Preto

Lista do Patrimônio Imaterial de Ouro Preto se enriquece

Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e o Ofício de Bordadeiras e Rendeiras de Ouro Preto foram declarados Patrimônio Imaterial do município neste ano

A Prefeitura de Ouro Preto vem desenvolvendo desde 2004 várias ações e programas para a preservação do patrimônio cultural do município.

O Programa de Patrimônio Imaterial é uma das ações do Departamento de Promoção Cultural e Patrimônio Imaterial, e tem como objetivo identificar, inventariar e investir na permanência e manutenção das manifestações populares tradicionais do município.

Até agora, o município tinha quatro bens registrados como patrimônio cultural imaterial: a Tradicional Produção de Doces Artesanais de São Bartolomeu, declarada em 2008, a Festa de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão do Cintra, em 2009; as Cavalhadas de Amarantina, em 2013, a Celebrações do Divino Espírito Santo de São Bartolomeu, em 2015; e agora, em 2019, aumentam a lista o registro do Oficio de Bordadeiras e Rendeiras de Ouro Preto e a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

Os bens que se candidatam a patrimônio imaterial do município apresentam suas propostas, as quais são estudadas e analisadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e levadas ao COMPATRI (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Natural e Cultural).  Após a análise pelos membros do conselho, fica decidido se os bens serão ou não declarados patrimônios imateriais do município.

Os novos patrimônios registrados

O registro das bordadeiras se iniciou em 2015 com solicitação da associação de Arte, Artesanato, Cultura e Ofício do bairro São Cristóvão. A partir de 2016, o departamento de Patrimônio Imaterial iniciou as pesquisas, entrevistando e catalogando mais de quinze Grupos diferentes de bordadeiras, entre os distritos e a sede do município de Ouro Preto.

Atualmente o grupo AACO (Associação de Arte, Artesanato, Cultura e Ofício do Bairro São Cristóvão) possui um espaço fixo de exibição e venda dos trabalhos na Casa de Gonzaga de Ouro Preto, local onde funciona a Secretaria de Turismo do Município. O trabalho destas bordadeiras alcançou uma projeção maior e as senhoras da Associação de Bordadeiras de Ouro Preto fizeram parte de alguns programas de televisão, nos quais elas transmitem seus conhecimentos e relatam as experiências com o bordado em Ouro Preto.

Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia é realizada em honra a Chico Rei no mês de janeiro. A festa é influenciada por um herança africana, e a comemoração é movida pela fé e regada de alegria, música e dança, encantando as ruas de Ouro Preto. A festa reúne cerca de 30 guardas de Congado, Moçambique, Caboclos, Catopés, e Folias de várias regiões do estado. Com seu ponto alto no último domingo de janeiro, a festa chega a reunir 10 mil pessoas.



Segundo a lenda, depois de alforriado, Chico Rei, que havia sido rei da nação Moçambique antes de ser vendido como escravo, conseguiu alforriar seu filho e outros membros da nação, organizando-os em torno da Irmandade do Rosário e de Santa Efigênia. No dia de Reis, seis de janeiro, ele e sua família eram conduzidos em cortejo pela irmandade e coroados na capela de Santa Efigênia. Após a coroação, Chico Rei e sua família desfilavam pelas ruas de Vila Riccultural”.a embaixo de um pálio e escoltados por uma guarda de moçambicanos. Estava assim criada a festa do Reinado em Minas Gerais.

Pedro Augusto Rodrigues, assessor da Secretaria de Cultura de Patrimônio, destacou a importância do registro dos novos bens: “Estes novos bens registrados são de extrema importância para o município, pois são tradições do povo ouro-pretano, passados de geração a geração, preservando o respeito pelo passado. Tanto a Festa do Reinado quanto o Oficio de Bordadeira e Rendeiras devem ser preservados, visto que são um  legado da nossa identidade cultural”.
*Fonte: Departamento de Comunicação da PMOP*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×