EntretenimentoGeralItabiritoMarianaOuro Preto

“Caminhão Legado” da Coca-Cola FEMSA Brasil integra programação do Dia do Rio em Itabirito

Evento será realizado, amanhã (23), das 9h às 13h, no Parque Ecológico de Itabirito

Amanhã (23 de novembro), o “Caminhão Legado” da Coca-Cola FEMSA Brasil fará parte da programação do Dia do Rio em Itabirito. O projeto itinerante tem como objetivo levar à população conteúdo ligado ao tema “água”, com ênfase nas informações contextualizadas com a realidade da região e do município, a importância das florestas para a manutenção da quantidade e qualidade dos recursos hídricos e consumo da água e sua conservação.O evento ocorrerá, das 9h às 13h, no Parque Ecológico de Itabirito (avenida Queiroz Júnior, 1500 – Santo Antônio).

A ação do “Dia do Rio” é uma iniciativa do Grupo de Educação Ambiental do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito e conta com parceria, além da Coca-Cola FEMSA Brasil, da prefeitura de Itabirito, do SAAE de Itabirito, do Instituto Estadual de Florestas e de outras empresas que atuam na região. O público do evento terá acesso a diversas atividades no “Caminhão Legado”. No início do circuito, na estação “Nossa Água”, as pessoas serão convidadas a refletir sobre a poluição dos rios por meio de uma oficina, que tem como objetivo auxiliar a limpar os rios em uma “pesca consciente”. No espaço “Água no Planeta”, haverá informações sobre a questão da água na região de Itabirito, além de um resumo de todas as atividades e estímulos que serão encontrados ao longo do roteiro pelo caminhão.

Na estação “A Fábrica de Água”, totens com experiências práticas vão mostrar a relação entre a floresta e os recursos hídricos da região. Para demonstrar como o solo da floresta filtra a água, um filtro biológico será construído com garrafa PET de Coca-Cola, carvão, brita, areia e algodão. Os participantes também poderão ver como funciona uma erosão e a relação da existência das florestas e contenção de encostas em períodos de chuva. A experiência é feita ao jogar água em pranchas de madeira inclinadas, sendo uma apenas com terra (representando solo descoberto e área desmatada) e outra com plantas no solo (representando área florestada).

No espaço “Consumo e Conservação da Água”, serão explicados os diferentes usos da água pela sociedade e questões cruciais relativas à conservação dos recursos hídricos. Um vídeo sobre o assunto será transmitido e, em tablets com um aplicativo, o público poderá interagir com as informações, testar conhecimentos e avaliar o impacto causado pelo consumo individual de água. Além disso, no espaço haverá informações sobre o consumo na região de Itabirito.

 

*Fonte: Interface Comunicação*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close