EntretenimentoGeralOuro Preto

Projeto “Conhecer para cuidar” chega a Ouro Preto

Iniciativa contará com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio junto ao Museu da Inconfidência.

O Projeto “Conhecer para cuidar”, iniciativa do grupo ASAS em parceria com o Museu da Inconfidência, já desembarcou em Ouro Preto e iniciou suas atividades ontem, 02/12.

Com participação ativa em vários estados do país, o principal objetivo do projeto é a valorização da identidade nacional, regional e local, através de vivências lúdicas a partir da confecção de maquetes, em miniatura, dos nossos bens. Buscando despertar na sociedade o interesse pela memória e pelo cuidado com o patrimônio cultural do Brasil, o projeto tem o foco no acolhimento das escolas municipais e estaduais, por meio dos seus alunos do 4° ao 9° ano.

Em Ouro Preto, serão atendidas 1500 crianças de escolas públicas, que serão introduzidas a conceitos fundamentais para a preservação do patrimônio. O objetivo também é fazer com que elas se apropriem e se sintam guardiãs dos bens culturais de sua cidade. Também haverá a montagem de maquetes que retratam o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, atual Museu da Inconfidência. Ao final do atendimento, cada criança levará consigo uma pasta contendo um protótipo da maquete para repetir a ação em família ou na própria escola.

O secretário Municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni Moreira, declarou satisfação com o projeto: “Essa ação vem mostrar a parceria permanente da Secretaria com as instituições ligadas à cultura e educação, além de proporcionar mais uma ação de grande importância para a educação patrimonial junto a nossa cidade.”

Margareth Monteiro, diretora do Museu da Inconfidência e uma das organizadoras da ação, reforçou que todos podem participar e contribuir: “Contamos também com os moradores do município que queiram participar de forma voluntária, independente das escolas. Para isso basta apenas ir até a unidade móvel e solicitar sua participação”.

O evento irá ocorrer na Unidade Móvel de Eventos do grupo ASAS. O automóvel é uma carreta que transporta um baú especialmente preparado para se transformar em um espaço multiuso de 90m² , com elevador para cadeirantes, climatizado, eficiente e adaptável a diversas situações. O veículo já se encontra estacionado ao lado da estação ferroviária de Ouro Preto (Praça Cesário Alvim , s/n – Barra.) A partir do dia 06/12, a unidade móvel se deslocará para o distrito de Antônio Pereira, aonde já conta com 400 alunos agendados pra atendimento.

As escolas que tiverem interesse em participar deveram mandar e-mail para mdinc.educa@museus.gov.br. Cada turma tem capacidade para 60 alunos.

Horários no período da manhã:

Turma 1 – 08h às 09h30

Turma 2 – 09h30 às 11h

 

Horários no período da tarde:

Turma 1 – 13h30 às 15h

Turma 2 – 15h às 16h30


Fonte: Departamento de Comunicação da PMOP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close