EntretenimentoGeralOuro Preto

Cidade de Ouro Preto (MG) entra em clima de Natal!

A cidade conta com várias atrações para moradores e turistas neste fim de ano

Ouro Preto está em clima de Natal com várias atrações neste fim de ano para crianças, adultos, moradores e turistas. No Paço da Misericórdia, antiga Santa Casa de Ouro Preto, está sendo promovido o evento “Natal com arte no Paço da Misericórdia”, mesclando artesanato, gastronomia e música. Na Casa dos Contos, também ocorre exposição de produtos artesanais da região. A Casa da Ópera será palco para o concerto beneficente da Orquestra Ouro Preto. E há ainda o passeio noturno do Trem da Vale de Ouro Preto a Mariana, com muita música e a presença do bom velhinho e seus duendes.

O “Natal com arte no Paço da Misericórdia”, que acontece até o dia 22 de dezembro, foi pensado conjuntamente pelo Coletivo Arte no Paço, Prefeitura de Ouro Preto e UFOP para atrair moradores, turistas, adultos e crianças. Isso porque o evento conta com uma grande exposição dos artesãos, com produtos variados, como jóias, tecidos bordados, além dos itens de decoração com tema natalino, ideais para se presentear nessa época. Além disso, também estão sendo oferecidas oficinas com os artesãos expositores.

Rodolfo Verdessi Hoy é artesão, reside há cerca de 30 anos na região e trabalha com artesanato em cerâmica. Ele destaca que tantos os moradores de Ouro Preto, quanto os visitantes, irão se encantar com a exposição de todos os artesãos. “Convido a todos a virem nessa exposição maravilhosa de produtos artesanais, de alta qualidade, todos os ouro-pretanos e turistas devem assistir a esse espetáculo”, convidou.

A artista plástica e professora da Fundação de Arte de Ouro Preto, Ana Fátima declara que as oficinas oferecidas são também uma forma de valorizar os feitos artesanais.”Essa é uma mostra fantástica de natal, todos os dias estaremos aqui com as oficinas ministradas pelos artesãos da casa, que são de suma importância para a valorização do nosso trabalho e para a população da cidade”, disse.

Natal em Ouro Preto – Fotos: Ane Souz

O “Natal com arte no Paço da Misericórdia” conta ainda com serestas e apresentações de corais, que levam o visitante a se encantar e contagiar com o clima natalino. Além disso, a Casa do Papai Noel já é um sucesso entre as crianças, que podem se deliciar com as quitandas da gastronomia local e passar um tempo com o bom velhinho. Moana Franklin Justino é uma das responsáveis pelas guloseimas oferecidas e convida para o “Chá com o Noel”. “Estamos aqui oferecendo um trabalho lindo, promovendo o ‘Chá com Noel’. Venha conhecer nosso trabalho, temos pão de mel, trufas, biscoitos decorados com temas de natal, caixas decoradas, venha tomar com chazinho com biscoitos!”, disse.

Na Casa dos Contos, a exposição dos artesãos acontece até o dia 30 de dezembro, das 10h as 20h e conta com trabalhos em tecido e cerâmica, além de produtos feitos pelos usuários do CAPS AD. Uma parte da arrecadação vai para a AVOSCOP (Associação de Voluntárias da Santa Casa de Ouro Preto) sendo revertida para os pacientes carentes da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto.

A Orquestra Ouro Preto está promovendo concertos beneficentes na Casa da Ópera, no dia 19 de dezembro, às 20h, e no dia 20 de dezembro, em duas sessões, 17h e 20h. Os ingressos custam vinte reais a inteira e podem ser adquiridos na Casa da Ópera ou no GLTA (Rua Paraná, 136, Centro de Ouro Preto). A renda também será revertida em benefício da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto e do Lar São Vicente de Paulo.

Para quem procura mais diversão com as crianças, o passeio noturno no trem que vai de Ouro a Mariana é outra opção que acontece até o dia 23 de dezembro. O trem está com uma decoração especial com luzes natalinas e conta com a presença do Papai Noel e seus duendes ajudantes, que interagem com os pequenos e cantam várias canções. O trem sai a partir das 18h e os passageiros podem conversar e tirar fotos com o bom velhinho durante a viagem.

Felipe Guerra, secretário de Turismo, Indústria e Comércio, ressalta que a união de várias entidades foi fundamental para que essas ações acontecessem. “Neste momento de dificuldade, várias instituições se uniram: os artesãos, UFOP, Prefeitura de Ouro Preto, voluntários e outras entidades para que a gente tivesse atividades natalinas que fossem atração para turistas e moradores. Isso nunca foi tradição em Ouro Preto no Natal. A gente sabe de outros destinos que já trabalham isso muito bem há vários anos como Gramado, por exemplo, mas como estamos sem grandes investimentos para essa época, nós contamos com o apoio dessas organizações. O Paço da Misericórdia está lindo tomado pelo artesanato, atividades musicais e gastronomia. Assim também como a Casa dos Contos com uma exposição beneficente. Teremos atrações no Teatro Municipal com a Orquestra de Ouro Preto, que é magnífica. Tudo isso para que os turistas que aqui estiverem e os ouro-pretanos também possam apreciar o nosso patrimônio, nossa cultura e sintam-se tomados pela magia do Natal”, declarou o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close