GeralItabirito

Afinal, vai ter carnaval ou não?

O Sou Notícia entrou em contato com o Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Ouro Preto e conversou com o Capitão Bruno Machado, Comandante da 2º Cia/1º BBM – Ouro Preto e Região. Em entrevista exclusiva ao site, ele afirma que o município ainda não apresentou o projeto de segurança para o Carnaval 2020.

Já a Secretária de Patrimônio Cultura e Turismo, Júnia Melillo, disse que aguarda retorno da empresa Vale, que é a responsável por esse projeto. É importante ressaltar que estamos a 36 dias do carnaval, que é uma grande festa cultural e que reúne um grande número de público.

Confira a entrevista com o Capitão Bruno Machado:

Sou Notícia: Parte da cidade de Itabirito está contida na chamada Zona Secundária de Salvamento, de acordo com o Plano de Emergência de Barragem de Mineração apresentado pela Vale, com todas as medidas monitoradas pelos órgãos da Defesa Civil. No caso de um possível rompimento, o município tem 1h 36min para efetuar a retirada das comunidades contidas nessa área de mancha, o que já foi treinado em simulados ao longo de 2019. Sabendo-se que o município irá ter o carnaval, existe a necessidade de informar a população:

Sou Notícia: O plano de evacuação abrange salvamento para foliões?

Cap. Machado: Segundo o executivo Municipal de Itabirito, em reunião em Ouro Preto, a Defesa Civil já foi contactada e o Projeto de Evento Temporário para o Carnaval contemplará também esse risco.

Sou Notícia: O Corpo de Bombeiros Militar compactua com esse evento, estando o município sob alerta?

Cap. Machado: O Corpo de Bombeiros Militar segue as normas de prevenção em eventos, inclusive os carnavalescos e as orientações da Defesa Civil Estadual (CEDEC). Aguarda a apresentação do planejamento no Executivo de Itabirito para análise.

Sou Notícia: Quais os riscos? Quais medidas a serem tomadas? Já existe plano de salvamento para os foliões?

Cap. Machado: Os riscos são os já dimensionados no plano de emergência que a Defesa Civil de Itabirito monitora. O plano feito pela Vale. Com o número de pessoas maior, a princípio, a logística colocada à disposição será maior. A secretaria competente de Itabirito está providenciando tal preparação e, segundo eles, já contactou a CEDEC.

Sou Notícia: Se possível, qual o número de militares serão designados para o município, visto que o município não possui número de profissionais habilitados satisfatório para estas funções específicas?

Cap. Machado: Durante o Carnaval, na região dos Inconfidentes, reforços de BH serão enviados, mas esse número ainda não está fechado. Mas, como em anos anteriores, teremos mais guarnições disponíveis e o Corpo de Bombeiros Militar também estará em Itabirito em apoio à Brigada Municipal, com convênio de vinculação em trâmite, segundo legislação estadual.

Sou Notícia: A Defesa Civil Estadual não recomenda aglomerações de pessoas em área da mancha, o Bombeiro Militar diverge?  Lembrando que carnaval é evento onde a maioria das pessoas fazem uso de bebida alcoólica. Isso não aumentaria o risco?

Cap. Machado: O CBMMG segue as orientações da CEDEC. Os riscos adicionais devido ao comportamento do folião são dimensionados na IT39-Blocos de Carnaval e serão analisados quando tiver apresentação do PET – Projeto de Evento Temporário.

Sou Notícia: 1h 36min para retirada de toda a comunidade já está previsto e possui forma de alerta. Como se dará um alerta para milhares de pessoas no caso de emergência?

Cap. Machado: A COMPDEC de Itabirito ainda está fechando essa logística com a Vale e vão apresentar à CEDEC.

Sou Notícia: O Bombeiro Militar recomenda esse evento?

Cap. Machado: O CBMMG segue sua missão constitucional, pautada nas legislações, visando sempre a segurança do cidadão mineiro. A decisão e responsabilidade quanto à realização dos eventos é sempre do responsável pelo uso e RT (Engenheiros), cabendo aos órgãos analisar conformes normas, dimensionar e mitigar os riscos.

A nossa equipe de reportagem conseguiu uma entrevista com a Secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo. Ao ser questionada sobre a preparação e andamento do carnaval, ela nos informou que a equipe da secretaria está segura quanto a realização do evento e que estão desde o ano passado em contato com a empresa Vale para que o município tenha os planos de fuga muito bem estruturados. Ela reconhece que é uma coisa preocupante e disse que é um risco que a gente sempre correu. É importante frisar, que a questão de emergência para Itabirito só aconteceu depois que teve o rompimento da barragem em Brumadinho, onde após um inspetoria da empresa Vale, ficou constatado o risco de rompimento das barragens Forquilha 1, Forquilha 2 e Forquilha 3, todas da Mina Fábrica, em Ouro Preto.

“A Vale já fez junto a Defesa Civil Municipal e Estadual um plano de fuga detalhado, nós já tivemos aqueles treinamentos no Centro da cidade, já temos os pontos de apoio, então nós estamos seguros que o carnaval vai acontecer sim e vai ser muito animado”, ressalta a secretária.

Nossa equipe questionou a Júnia sobre a fala dos Bombeiros Militares, que informaram estarem aguardando do poder executivo o projeto para que seja analisado e vejam se realmente está dentro das condições de acontecer o carnaval, sem risco aos foliões. Perguntada a respeito desse projeto, Júnia informou que esteve na corporação na semana passada e que estão muito tranquilos em relação a isso, aguardando apenas que alguns procedimentos internos sejam feitos. Segunda ela, a conversa com os bombeiros já foi realizada e que farão tudo dentro das normas para não terem nenhum problema e para que dê tudo certo. A secretária ainda disse que nada será feito sem a autorização dos Bombeiros e disse que os mesmos irão aprovar esses projetos porque farão tudo dentro do que foi pedido; dentro das regras. Ela salientou que as coisas acontecerão mais próximo do carnaval, mas que ocorrerá dentro do tempo exigido pelos bombeiros.

A secretária informou que serão colocados alguns tapumes nas pontes da cidade para que seja resolvido o principal problema em Itabirito em relação aos trios elétricos, que estarão nas ruas. Segundo ela, o município está em contato com o Ministério Público para que eles tenham o conhecimento do plano que está sendo elaborado pela Vale e que a empresa foi convidada a está presente nas ruas, no período do carnaval, com todos os carros de alerta, para caso aconteça algo, tudo possa ser resolvido da melhor maneira possível.

A secretaria parabenizou a equipe do Sou Notícia pelo trabalho que vem desenvolvendo na cidade de Itabirito, afirmando que o carnaval volta para o Centro da cidade e que acontecerá de forma organizada e segura.

Em contato também com nossa equipe de reportagem, o Capitão Wagner, responsável pelo comando da Polícia Militar em Itabirito, informou que ainda não a definições do evento e disse que não conseguiu participar da última reunião organizada pela secretaria de cultura, devido a questões de agenda. O mesmo informou que aguarda uma próxima reunião para definições.

O Sou Notícia está em contato com o Ministério Público para entender esse projeto, que segundo a secretária, já foi repassado ao MP. Até o fechamento dessa matéria, não conseguimos o retorno do Ministério.

Na tarde dessa segunda-feira (13), a Prefeitura publicou em seu perfil oficial um post informando que haverá sim o carnaval e inclusive destacou o tema da festa. Em um dos comentários feitos por seguidores, foi perguntando a respeito do horário de término. A assessoria da prefeitura respondeu ao seguidor que o horário ainda não foi definido, porque depende da Polícia Militar. É importante ressaltar que no dia 28 de outubro de 2019, a secretaria Júnia Melillo foi a convidada a está presente na Câmara de Vereadores em Itabirito e ao ser entrevistada, disse que, ao contar daquela data, o horário de término do carnaval sairia uma semana depois, sendo que isso é de competência da Polícia Militar.

“Começar a semana com esta notícia é pra ficar ainda mais animado 🎉👏😄😁. Está chegando a hora de cair na folia 2020. Preparem-se, pois tem novidades aí! 😉 #MaisCarnaval #MaisFolia #MaisAlegria

Reprodução Facebook – Prefeitura de Itabirito

A pergunta que fica é: como realmente está o andamento do carnaval em relação a esse processo de entrega do projeto de segurança? Em um curto prazo, tudo será resolvido a ponto de ter um carnaval com total segurança? O Sou Noticia acompanhará de perto essa situação e informará tudo para a população Itabiritense.

2 Comments

  1. E a opinião do Capitão Prefeito, num vale nada como a própria VALE S/A??? Imagina todos o circuito central de Itabirito no horário de pico do carnaval com os trios elétricos à todo vapor, som de 300 decibéis, a multidão bêbada igual à um gambá e vem a Defesa Civil com a sirene no meio da multidão avisando que é para “evacuar” a rua? Os bebuns vão evacuar na cara dos guardas!!!
    A secretária informou que serão colocados alguns tapumes nas pontes da cidade para que seja resolvido o principal problema em Itabirito em relação aos trios elétricos, que estarão nas ruas? O que é isso? Os tapumes barrarão a avalanche de lama? Ridículo!!! O negócio é o seguinte: A Secretária diz que quem define é a polícia, a polícia diz que quem define é o Ministério Público, o Ministério Público diz que quem define é a Prefeitura, e assim se fecha o cerco novamente e ninguém assume nada? Quem é o louco de assumir a futura provável morte de milhares de pessoas????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close