GeralItabiritoMariana

Leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão lotados em Hospital de Ouro Preto

O Hospital Santa Casa da Misericórdia, de Ouro Preto, através de seus representantes confirmou em uma coletiva de imprensa realizada no início desta semana que os leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), exclusivos para casos confirmados de Covid-19 de Ouro Preto, Itabirito e Mariana, chegou no seu limite.

Ao todo, o hospital possui 23 leitos, uma vez que 13 deles são destinados às pessoas com suspeita ou que testaram positivo para a Covid-19. Dos 13 leitos, 10 são credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e outros 3 foram implantados, recentemente, através de um empréstimo de equipamentos que pertencem a prefeitura de Mariana.

Segundo Leandro Moreira, gerente assistencial, o hospital não pretende ampliar o número de leitos para atender pacientes com a doença, no momento. “Os outros dez leitos já são reservados, por exemplo, para infarto, AVC e acidentes. Se a gente condiciona todos os leitos à ala de Covid-19, automaticamente, estaremos fechando as portas da Unidade de Terapia Intensiva para as demais condições, que permanecem com demanda como antes do coronavírus”, pontuou

A falta de recursos financeiros

De acordo com o provedor da Santa Casa, Marcelo Oliveira, a situação é crítica, pois, além do hospital não receber verba do Governo Estadual e Federal, uma das três prefeituras atendida pelo hospital, não realizou os pagamentos. “A Santa Casa vive um momento preocupante. Temos 80 funcionários só para os leitos de UTI, exclusivos para os casos de coronavírus, e no final do mês precisamos pagá-los e não temos o dinheiro. O governo federal prometeu pagar semana que vem, já o estadual nem promessas fizeram”, disse Marcelo.

 


Com informações de Portal Ângulo.

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×