ComportamentoEntretenimentoGeralItabirito

APAE, CEA e escolas de Itabirito passam por obras de melhorias

A população de Itabirito recebeu nessa sexta-feira (7/8), a entrega da reforma e cobertura da quadra da Escola Municipal Padre Antônio Cândido, uma demanda antiga da comunidade de São Gonçalo do Bação e, em breve, também as melhorias na APAE, do Centro de Educação Ambiental (CEA) e da Escola Municipal Antônio Toledo Sobrinho. As ações fazem parte de um conjunto de ações integradas dentro do Plano de Desenvolvimento de Territórios Impactados, lançado pela Vale, em setembro do ano passado para compensar os danos causados às pessoas após a elevação do nível de segurança das barragens Forquilhas.

 

Pedido recorrente da população, a obra da escola vai beneficiar 82 alunos com idade entre 3 e 12 anos, além de toda a comunidade escolar que usa o espaço para realizar reuniões e confraternizações em datas comemorativas. A ação é fruto do diálogo frequente entre a Vale e um comitê comunitário local, formado por poder público, lideranças locais, diretora da escola, além de pais e mães de alunos. Entre as intervenções realizadas estão a construção do piso em concreto com demarcações de quadra, cobertura e instalação de calha, instalação de alambrado, colocação de traves, rede, rede de vôlei, entre outros acessórios.  A quadra está pronta e à disposição dos alunos, quando retornarem às aulas.

 

Divulgação

 

Ainda no mês de agosto, tiveram início as reformas da APAE e do Centro de Educação Ambiental (CEA). As obras também serão custeadas pela Vale e vão beneficiar quase cinco mil pessoas. As duas intervenções vão contribuir para a melhoria da acessibilidade dos locais e para trazer maior conforto aos frequentadores. O projeto atende uma solicitação do poder público e da associação responsável pela APAE na cidade.

 

Na APAE, a obra contemplará a reforma da cozinha e do refeitório que atende cerca de 190 alunos com deficiência intelectual e múltipla, além de autismo de todas as idades. A reforma é essencial para a organização do espaço, visando segurança e acessibilidade, garantir a qualidade dos serviços prestados, possibilitando o aprimoramento de habilidades necessárias para a autonomia e conhecimento dos educandos, além de contribuir com a melhoria das oficinas já oferecidas e o acesso e permanência dos alunos com deficiência, já que o espaço do refeitório também é usado para oficinas de culinárias.

 

Divulgação

No CEA, entre as intervenções realizadas estão pintura, climatização do auditório e da biblioteca, fechamento do terraço com alvenaria e cobertura, criação de passarela metálica com guarda corpo para facilitar o acesso ao Centro, além das revisões dos telhados e elétrica e manutenção da rede hidrossanitária.

 

Referência na área de educação ambiental, com uma média de 4.500 alunos mensais, no CEA são realizadas diversas ações e projetos pautados pelos Programa Nacional de Educação Ambiental e de Educação Ambiental de Minas Gerais proporcionando conhecimento para a população do município de Itabirito e região.

 

Na Escola Antônio Toledo Sobrinho, no bairro Marzagão, serão realizadas a construção de muro de alvenaria na frente do prédio e em parte da lateral, construção de dois banheiros, reforma de dois banheiros para que se transforme em um para os professores, construção de uma cozinha, um novo telhado para toda a estrutura, tratamento de parede e pintura, construção de um pátio coberto para atividades multiuso, rampa de acesso, além de toda a revisão elétrica do prédio. A unidade conta com cerca de 60 alunos, com idade entre 4 e 12 anos.

 

A previsão é que essas obras sejam concluídas ainda este ano.

 

Alguns projetos já foram concluídos na cidade, entre eles o desassoreamento do Rio Itabirito e o apoio ao Carnaval 2020. Em breve, será entregue, também, a reforma da quadra da Escola Municipal José Estevão Braga, em Engenheiro Corrêa. Outros 15 projetos para Itabirito já estão aprovados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close