GeralItabirito

Departamento Nacional de Trânsito deve ampliar novamente prazo para tirar CNH

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deve alongar novamente o prazo de vencimento do processo de obtenção da CNH. Em março, por causa da pandemia do novo coronavírus, o órgão já havia anunciado a ampliação temporária de 12 para 18 meses.

“Entendíamos que a pandemia seria passageira e breve, mas ela está se estendo mais do que se imaginava”, explicou o diretor do Denatran, Frederico de Moura Carneiro.

O andamento dos processos de concessão da habilitação está atrasado nos estados porque as aulas teóricas e práticas foram suspensas. Isso afeta diretamente os candidatos que iniciaram o processo antes da pandemia

Segundo Carneiro, os detalhes e a decisão oficial sobre o adiamento dos processos da CNH serão publicados em breve no Diário Oficial da União.

Processo da CNH

Para obter a Carteira de Motorista, o candidato deve ser aprovado na avaliação psicológica e, posteriormente, no exame de aptidão física e mental, que avalia a visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental.

Depois dessa etapa, o candidato deve fazer o curso teórico, com  45 horas/aula, e ser aprovado no exame. A partir daí, começam as aulas práticas. Vale ressaltar que a aprovação em uma etapa permite fazer a etapa seguinte.

Caso o candidato seja reprovado no exame teórico ou prático, é necessário esperar 15 dias para fazer novo exame, sem precisar repetir as etapas anteriores nas quais tiver sido aprovado, desde que o processo esteja dentro da validade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×