GeralMariana

Barragem Xingu, em Mariana (MG), passa para o nível 2 de EMERGÊNCIA

A mineradora Vale emitiu um notificado sobre a alteração do nível de emergência da barragem Xingu, na Mina Alegria, na terça-feira (29) de setembro. Este nível de emergência está inserido no PAEBM (Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração), e o nível 2, é uma situação em que sirenes são acionadas e planos de evacuação são colocados em prática.

A zona de autossalvamento, na qual uma possível onda de rejeitos poderia alcançar, está em área interna da Vale. Por este motivo, a mineradora remanejou as atividades ali realizadas para outras unidades.

A Barragem Xingu fica próxima da área em que ficava a Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, que entrou em colapso no dia 5 de novembro de 2015 e tirou a vida de 19 pessoa. Ela parou de receber de rejeitos em 1998, contudo a estrutura é monitorada e inspecionada frequentemente e, futuramente, será descaracterizada conforme os regimentos impostos pelas novas leis de conservação de barragens.

ENTENDA OS NÍVEIS 

Os protocolos em cada nível do PAEBM são diferentes, os planos de ação para cada emergência vão de acordo com os riscos referentes às mesmas. Confira:

  • Nível 1 – não requer o remanejamento dos moradores residentes das áreas de risco ou o toque de sirenes.
  • Nível 2 – sirenes são acionadas e planos de evacuação são colocados em prática.
  • Nível 3 – significa risco iminente de rompimento.

A mineradora esclareceu que a elevação dos níveis veio em função de estudos e análises geotécnicas, conduzidas pelos especialistas da própria mineradora.

Fonte: Portal da Cidade Mariana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close