GeralItabiritoOpiniãoOuro Preto

Artigo de Opinião: Itabirito vive uma disputa eleitoral antidemocrática e injusta

Conhecido como “A Festa da Democracia”, o período eleitoral deveria ser um momento de respeito e compreensão por ambos eleitores de partidos políticos diversos. Mas diferente disto em Itabirito, Minas Gerais, virou uma disputa de baixo calão.

Recentemente, diversos relatos de difamações, injúrias e fake news tem sido manifestado por candidatos aos cargos de vereador e prefeito no município de Itabirito (MG). São muitos que praticam este ato criminoso, através de perfis fake disseminam o ódio contra os candidatos a cargo político no município. Esse fato é visível nas redes sociais dos internautas itabiritenses.

Faço menção das pessoas que sem o conhecimento da verdade compartilham posts Fake, e outras acreditam na mentira disseminada divulgada. Mas vale lembrar, que a justiça pode até demorar, mas não tarda, uma hora a conta chega.

O governo federal sancionou a Lei 13.834, que tipifica como crime a denunciação caluniosa com finalidade eleitoral. Está prevê, prisão de 2 a 8 anos, além de multa, para quem acusa falsamente um candidato a cargo político com o objetivo de afetar a sua candidatura.

A pena aumenta se o caluniador agir no anonimato ou com nome falso. Atualmente, a legislação eleitoral prevê detenção de até 6 meses ou pagamento de multa para quem injuriar um candidato na propaganda eleitoral ou ofender-lhe a dignidade ou a honra do mesmo.

Na oportunidade, quero deixa as minhas orientações a você caro eleitor (a), do bem. Antes de compartilhar uma informação que acusa qualquer candidato, verifique a mesma. Há muitos que maliciosamente querem prejudicar as pessoas de bem, inclusive aqueles que não são a favor da renovação em nosso município.

Fazendo isso, você vai estar contribuindo para uma eleição justa, digna e limpa para todos os candidatos!

Escrito por: Alexsandro Nazaro, profissional em Artes Gráficas, de 23 anos, casado com Larissa Nazaro, e estudante de Gestão em Segurança Pública e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close