GeralMariana

Mariana: jovens de 20 a 35 anos são os mais diagnosticados com Covid-19

O público dos pacientes diagnosticados com a Covid-19, em Mariana, mudou. Segundo o Secretário Municipal de Saúde Danilo Brito, em vídeo divulgado nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (14), um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde mostra que, no momento, os jovens são os mais diagnosticados com a doença na cidade.

“Os jovens de 20 a 35 anos são as pessoas que estão mais aparecendo com a Covid-19. Apesar dos jovens sem comorbidade não fazerem parte do ‘público-alvo’, mas é importante eles saberem que eles são um dos maiores transmissores”, afirmou o secretário. Danilo ainda frisou que muitas vezes quando os jovens saem de casa, ao retornarem para suas atividades cotidianas podem contaminar outras pessoas.

Conforme a nota técnica nº 273, de 14 de dezembro, sobre os casos de Covid-19 em Mariana, 20,01% dos infectados pelo novo coronavírus têm entre 21 a 30 anos e 29,55% entre 31 a 40 anos. As duas faixas etárias são as que mais registram casos no município.

A alta nos casos entre os jovens é uma tendência que vem sendo registrada em todo o Brasil. De acordo com o estudo elaborado pela Rede Análise Covid-19, considerando todos os testes moleculares (tipo PCR), em novembro, o índice de contaminação no grupo de pessoas entre 15 a 29 anos chegou a 20,5%. Em maio, a taxa era de 13,5%.

Para o Secretário de Saúde, outro dado preocupante é o de número de casos em investigação que, para ele, é um reflexo das eleições municipais de 2020 que foi marcada por muitas aglomerações no município. “Nós estamos aguardando um janeiro muito complicado”, destacou Danilo ao alertar sobre as festas e confraternizações de fim de ano.

Rodízio de CPF em supermercados

Durante o vídeo, Danilo Brito aproveitou para anunciar, como nova medida de prevenção à Covid-19, um rodízio de CPF para “os grandes supermercados”. “Nós percebemos que, realmente, nos grandes supermercados têm acontecido grandes aglomerações. Então, nós vamos utilizar o último número do CPF com a data, se for ímpar ou par. O dia em que coincidir que o último número do CPF for ímpar com dia, você poderá entrar dentro desse supermercado e, quando for par, [será] da mesma forma”, explicou.

Danilo Brito em vídeo divulgado nesta segunda-feira (14). Foto: Reprodução Facebook

Segundo o Secretário, cerca de seis supermercados serão contemplados pela nova recomendação, que valerá 48h após a publicação da nota técnica sobre o assunto e os estabelecimentos terem sido comunicados. Além disso, ele justifica que a medida se faz necessária, visto que muitas pessoas se deslocarão para as compras de fim de ano.

Profissionais de saúde 

Cerca de 50 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Mariana, que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos, estão atualmente afastados devido à doença. Segundo Danilo, foi realizada uma reunião nesta segunda-feira (14) com Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 quando foi solicitado a contratação emergencial de profissionais da área da saúde.

Natal de Luz

O Secretário também comentou sobre a suspensão da realização do projeto “Natal de Luz 2020: Feira de Diversão, Gastronomia e Artesanato”, realizado pelo Clube dos Diretores Lojistas de Mariana (CDL)/Aciam, com o apoio da Prefeitura Municipal. O evento foi suspenso na última quinta-feira (10), após a publicação da nota técnica nº 52, que recomenda adiar para 2021 a realização da festa devido aos novos protocolos do Plano Minas Consciente para eventos no mês de dezembro. “A gente respeita o projeto, a gente entende que os empresários precisavam desse retorno, mas, infelizmente, não é o momento”, pontuou.

Casos de Covid-19

Confira os números de casos de Covid-19 em Mariana e região:

Fotos: Divulgação

 

As informações são do Portal da Cidade de Mariana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×