CORONAVÍRUSGeralItabirito

Secretária de Saúde declara dificuldades em monitorar casos de covid-19

“Estamos com dificuldades em fazer monitoramento de todos os casos, (…)” disse secretária municipal de saúde de Itabirito, Minas Gerais.

Após a divulgação do Boletim Epidemiológico da Covid-19 no dia 23 de dezembro, que informava a 20º óbito em decorrencia da covid-19, a secretária de saúde informou que, está tendo dificuldades em fazer o monitoramento de todos os casos suspeitos da covid-19, no município.

Dessa maneira, apenas os casos mais vulneráveis como idosos, institucionalizados, com quadros mais arrastados, estão sendo selecionando.

Segundo a secretária de saúde, o 20º óbitos estava em investigação, por ter tido quadro respiratório, trata-se de uma pessoa idosa. “Um dos óbitos que estava em investigação, por ter tido quadro respiratório (pessoa idosa, com várias doenças de base) e falecido em UTI, teve o exame de PCR negativo. Mesmo com esse exame negativo, a história clínica mostra que teve contato com caso confirmado uma semana antes de piorar a dificuldade respiratória, e sabemos que ocasionalmente o PCR pode dar falso negativo. Dessa forma, é o primeiro óbito por Covid que estamos considerando como “confirmado por critério clínico e epidemiológico,”  informou no instagram.

Em plena véspera de Natal, 24 dezembro, o município registrou (4210) casos confirmados da doença, sendo que (3686) estão recuperados. Apesar deste do número de recuperados ser esperançoso a população deve ficar atenta, pois, (504) casos ainda estão em monitoramento, sendo que (182) são considerados caos suspeitos.

Além disso o município investiga 2 óbito, sendo a principal suspeita covid-19. “Mantenha-se saudável. Fique em casa, se puder. Ao sair, use máscaras e cumpra todas as medidas de prevenção para proteger a si e aos outros. Coloque a saúde das pessoas que você ama em primeiro lugar.” concientiza a secretária municipal de saúde.

Um comentário

  1. JA PASSOU DA HORA DA PREFEITURA MUNICIPAL EM CONJUNTO COM OS EMPRESARIOS DE COMERCIOS E MERCADOS DA CIDADE REALIZAREM UMA DEDETIZAÇÃO COLETIVA NAS RUAS E LOCAIS PUBLICIS DA CUDADE, AFIM DE AMENIZAR O SURTO DE COVID QUE VÊEM ATÉ MESMO PELO AR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×