EntretenimentoGeralItabirito

Casarão de Paulo Josafá é a nova casa da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo

O Casarão de Paulo Josafá no bairro da Boa Viagem, em Itabirito, agora é a nova sede das diretorias de Cultura, Turismo, Eventos e Extensão das Artes. O objetivo é ampliar e incentivar a educação patrimonial criando um vínculo mais próximo da população com o centro histórico da cidade.

No passado dia 23 de fevereiro, realizou-se um ato simbólico de inauguração com a presença do prefeito Orlando Caldeira, que destacou a importância do incentivo cultural para que os itabiritenses consigam enxergar a história e a memória da cidade através da restauração deste emblemático casarão, que está localizado na histórica Rua do Rosário, importante via urbana do século XVIII e XIX.

A Secretária Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo, ressaltou que a restauração do Casarão de Paulo Josafá vai além da importância que é dada ao patrimônio e alcança um excelente nível de preservação da história para as gerações futuras, tornando-se um marco no Circuito Cultural que será implementado no município.

Através de parceria com o Instituto Yara Tupinambá, o espaço desde 2019 passou por um complexo processo de intervenções no intuito de gerar condições seguras de uso e acessibilidade aos usuários, valorizando as características arquitetônicas e estéticas do bem. Espera-se também, com a ocupação do casarão, uma economia de gastos com aluguéis, o que integra uma série de medidas adotadas para a redução dos custos da administração municipal por parte da gestão.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×