GeralOuro Preto

Ouro Preto: CSN informa a situação das barragens no distrito de Miguel Burnier

A atual gestão tem se aproximado das empresas mineradoras situadas no Município para resguardar a população ouro-pretana. Desse modo, por meio de videoconferência na última segunda-feira, dia 29, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN MINERAÇÃO) apresentou ao Executivo, informações sobre o estado de suas barragens, no distrito de Miguel Burnier, na localidade do Mota.

Geandré da Silva, coordenador de barragens da CSN, fez a apresentação técnica das providências tomadas, no que tange ao monitoramento e segurança das barragens. Esse acompanhamento é feito a partir de uma central capaz de captar anomalias que comprometam suas estruturas. Ele informou também, que a empresa atualmente conta com 31 instrumentos de monitoramento e que 11 deles já são automatizados.

De acordo com o responsável pelo monitoramento e controle das estruturas de barragens, Henrile Meireles, a barragem “Auxiliar do Vigia” já se encontra descaracterizada, necessitando apenas da validação da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) para que seja efetivada a ação. Já a barragem do “Vigia”, está em processo de descaracterização.

O Prefeito Angelo Oswaldo pontuou a importância dessa reunião. “Com a presença de um grupo de representantes da Prefeitura de Ouro Preto, nós pudemos apurar a situação das barragens no Mota e o controle exercido pela CSN. Da nossa parte, a Defesa Civil está acompanhando e fiscalizando, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, trazendo uma grande segurança para Ouro Preto. O intuito é devolver à comunidade do Mota essa tranquilidade de estar tudo bem monitorado, tanto pela empresa CSN, quanto pelo acompanhamento do Município”.

Angelo ainda ressaltou os entendimentos que têm sido desenvolvidos entre o Município e a CSN, a fim de buscar parcerias para outras ações sociais, especialmente na localidade do Mota, visam valorizar essa comunidade como um importante local para o desenvolvimento socioeconômico de Ouro Preto.

A vice-prefeita Regina Braga avaliou positivamente o encontro virtual e comentou sobre a tranquilidade advinda da empresa a partir da reunião. “Pedimos essa videoconferência para vermos a questão da segurança das duas barragens da CSN, “Vigia” e “Auxiliar de Vigia”. Fomos informados que o nível de risco é zero, assim ficamos relativamente tranquilos”. Regina informou ainda, que haverá uma visita à empresa, a pedido do secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, presente na reunião, juntamente com a Defesa Civil do Município, para checar as informações apresentadas pela CSN, em um momento oportuno.

O vereador Naércio França, presente na reunião, ressaltou: “que a gente possa alinhar os protocolos de intenção social na localidade do Mota e garantir qualidade de vida para todos que lá residem. Vamos aguardar com bastante entusiasmo, planejamento e gestão, para que possamos reparar os anos de dificuldades que nós vivenciamos, bem como a ausência do poder público. Que haja uma parceria público-privada para garantir os mínimos sociais para essa localidade que tenho tanto carinho”.

Também estiveram presentes na reunião, o secretário da Casa Civil, Zaqueu Astoni, o procurador do Município, Diogo Ribeiro, o coordenador de Defesa Civil, Nery Moutinho e o geólogo, Charles Murta, bem como representantes da comunidade do Mota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×