Geral

Confira a sugestão de leitura da Biblioteca de Itabirito

O evangelho segundo Jesus Cristo é uma história muito bonita! Com certeza é um livro de narrativa difícil, mas isto não deve ser impedimento para que a gente deixe de ler a melhor obra de José Saramago.

O autor que é considerado o maior escritor português dos últimos tempos, ganhador do prêmio Nobel de Literatura, foi corajoso na proposta deste enredo. Ele traz aqui a discussão sobre a influência das Religiões nas nossas vidas.

O evangelho segundo Jesus Cristo foi escrito por Saramago como uma obra de ficção, uma história humana e que tem como proposta a reflexão, o pensar sobre a vida em sociedade. Falar sobre as histórias da Bíblia é um tabu e o livro foi muito criticado, principalmente em Portugal, por abordar este tema tão profundo.

A polêmica é importante para a formação crítica e não devemos deixar de enfrentá-la se quisermos alcançar uma vida melhor para nós e para nossos semelhantes. Assim, convido vocês a conhecer o personagem Jesus Cristo criado pelo autor. Um homem de carne e osso, que tem medos e que, como os seus semelhantes, enfrenta as agruras da vida. Na obra, o autor nos mostra que a humanização de Cristo não o desacredita, ao contrário, o torna ainda mais forte e senhor de si mesmo.

A história é realmente densa, daquelas que você termina e precisa de um tempo para absorver. Também não é uma leitura de poucos dias ou de apenas uma sentada, porque tudo ali precisa ser refletido e absorvido, mas vale a pena cada palavra.

É mais um livrão da coleção literária da Biblioteca Pública que todos precisam ler.

=> Com apoio de Mariza Tassar, bibliotecária municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×