Geral

Confira a sugestão de leitura da Biblioteca Municipal de Itabirito

Lavoura Arcaica

Este é o primeiro livro escrito por Raduan Nassar. É um romance talhado em prosa poética. Mas, apesar de toda poesia, trata de temas amargos como o patriarcalismo e o peso das tradições que se opõem à liberdade da pessoa humana.

Raduan lança esta obra no período da ditadura militar, um contexto muito conturbado da História brasileira. E o romance reflete este regime na vida das pessoas que estão no Brasil rural, carregado de tradicionalismo e dos símbolos autoritários.

A narrativa conta a história de um personagem, que é tido como o filho pródigo, que tenta sair da fazenda do seu pai e do seu jugo. O pai não aceita e manda o irmão mais velho buscar o caçula, André, que está em uma pensão na cidade. Com a visita André é tomado pelas lembranças de sua vida na lavoura e da fazenda dos pais, recorda-se dos sermões de seu pai e de sua severidade.

Em meio a tantas recordações é revelada ao leitor a realidade perturbadora vivida na casa da família: o autoritarismo do pai, Iohána, que preza pelo equilíbrio no lar, além da sua rigidez moral que sufoca a todos e a tensão de André por não se sentir parte integrante da família, devido à sua inadequação aos padrões impostos pelo pai. André volta ao seio da família, mas a história tem um desfecho trágico.

O romance é totalmente permeado pelo contexto da repressão. Os personagens são reféns do homem autoritário, seguidor dos ”mandamentos” e que representa o sistema social que sufoca seus integrantes.

Lavoura Arcaica é um livro impressionante e magistral. Uma história dramática, que inclusive virou filme. Mais um título da coleção da Biblioteca Pública que vale a pena a leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×