Geral

Forças de Segurança começam a ser vacinadas em Itabirito

No fim do mês de março, o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão dos profissionais das forças de segurança do estado como grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização contra a Covid, sendo uma indicação que visa destinar doses para aplicação a essa classe profissional e que deve ser seguida pelos municípios mineiros. Cada município tem autonomia para gerir essas doses dentro das regras dos grupos prioritários do PNI. É importante lembrar que a Segurança inclui todas as carreiras, não só do Estado, mas como a dos policiais federais e guardas municipais.

Neste sentido, no município de Itabirito, o vereador Anderson Martins, entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Marco Antônio Félix, para fazer algumas observações sobre o plano de vacinação e solicitar urgência na vacinação dos agentes da Polícia Civil, da Polícia Militar e também da Guarda Civil Municipal, uma vez que esses profissionais atuam diretamente no combate à pandemia na cidade e estão vulneráveis à infecção.

A vacinação das forças de segurança em Itabirito, teve início hoje com a aplicação da 1ª dose da vacina a 17 agentes das forças de segurança do município, (sendo 8 guardas municipais, 8 agentes militares, e 1 policial civil). Todos os agentes de segurança foram criteriosamente identificados em lista da secretaria de municipal de Saúde e verificados no ato da vacinação com a apresentação da identidade funcional para proporcionar maior transparência. A vacinação será realizada por etapas, de acordo com o cronograma de recebimento das doses e aplicação por parte da gestão municipal. Novos agentes das forças de segurança voltarão a ser vacinados logo quando novas doses forem disponibilizadas.

A Guarda Civil Municipal conta com um efetivo de 47 agentes, a Polícia Civil com 25 e a Polícia Militar com 50 agentes. Os bombeiros da brigada municipal de Itabirito já foram imunizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×