GeralMariana

Em Mariana, produtores rurais devem vacinar os animais contra a Febre Aftosa

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a Prefeitura de Mariana informou que neste mês de maio, os produtores rurais devem vacinar os bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa. A ação é promovida e acompanhada pelo instituto Mineiro de Agropecuária – IMA e todos os animais devem ser vacinados.

De acordo com a secretaria, seguindo o calendário e acompanhando a declaração de comprovação do produtor, é possível ter um controle epidemiológico do rebanho, mantendo os animais imunizados contra as doenças que mais os acometem e, paralelamente, manter a produção.

ANIMAIS DE ZERO A DOIS ANOS

Especificamente para o grupo de zero a dois anos, o produtor deve aplicar a primeira dose neste mês de maio e, novamente, em novembro, quando a campanha é retomada.

COMPROVAÇÃO

Os produtores rurais devem se dirigir ao IMA, localizado na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, para retirar a carta de vacinação e posteriormente comprovar a compra das vacinas, por meio de notas fiscais, e também a aplicação em seus animais.

SOBRE A FEBRE AFTOSA

A Febre Aftosa é causada por um vírus. Os animais infectados podem transmitir a doença tanto no período de incubação, quanto na aparição dos primeiros sintomas. Ela causa febre alta e bolhas no corpo do animal, que aparecem principalmente na boca e nos pés e essas lesões podem se romper e causar ferimentos. A vacinação tem papel fundamental na erradicação e prevenção da doença, que tem fácil proliferação.

VACINAÇÃO CONTRA RAIVA

Paralelo a vacinação, a prefeitura vai disponibilizar, sem custo, mais de 20 mil doses de vacina contra raiva para imunização de equinos, bovinos, caprinos, ovinos e bubalinos.

O vetor do vírus são os morcegos hematófagos e, de acordo com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural, há a presença do animal em Mariana. Dessa forma, a vacinação e o acompanhamento contínuo são necessários para que haja o controle da doença.

Os animais que serão vacinados pela primeira vez (a partir do 4º mês de vida) devem tomar a segunda dose com um espaço de tempo de 30 dias após a primeira.

Para receber as vacinas, o produtor rural precisa apresentar uma guia de comprovação da quantidade de animais, que é retirada no Sindicato dos Produtores Rurais de Mariana, e levar uma caixa térmica para guardar o material e manter sua temperatura.

O Sindicato dos Produtores Rurais fica na Praça da Estação, nº 45, Centro. O agendamento pode ser feito através do número: 3557-1929. Com a guia em mãos, o produtor pode seguir até a Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada no Centro de Convenções – Praça JK, sem nº. Para informações adicionais, ligue: 3558-4173.

 

Fonte: Prefeitura de Mariana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×