GeralMariana

Ex-secretário municipal de Mariana é indiciado por crime contra o meio ambiente

O ex-secretário de Meio Ambiente de Mariana, na região Central de Minas, foi indiciado por assinar diversos documentos que autorizam atividades minerárias consideradas ilegais no município. Rodrigo Carneiro é investigado desde 2019 por supostas fraudes na concessão de licenças ambientais para empresas de mineração.

O inquérito, concluído nesta sexta-feira (9) pela Polícia Civil, contou com a elaboração de laudos periciais e depoimentos de 38 pessoas, entre testemunhas e investigados. As investigações foram coordenadas pelo Dema (Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente), por meio da 2ª Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente.

‘Operação Curupira’

A chamada “Operação Curupira” teve início em maio de 2019, quando foram cumpridos três mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, Barões de Cocais, Santa Bárbara e Mariana.

Já na segunda fase da operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Mariana. As autoridades também estiveram na casa do secretário de Meio Ambiente da cidade, que estava afastado do cargo, e de fiscais do município que podem ter ter relação com o crime.

Já na terceira fase da operação, foram cumpridos mais dois mandados de busca e apreensão em dois setores do Departamento de Documentação e Arquivo da Prefeitura de Mariana. Na ocasião, a Polícia Civil apreendeu diversos documentos e computadores que foram encaminhados para a análise e auxiliaram todo o processo de investigação.

Com PCMG e BHAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×