GeralOuro Preto

Distritos de Ouro Preto recebem escola e centro de saúde reformados

Obras são pedidos da comunidade e fazem parte do Plano de Compensação da Vale

Ouro Preto, 17 de agosto de 2021 – Duas demandas importantes de comunidades de Ouro Preto foram atendidas no início de agosto, proporcionando ambientes mais adequados para que os moradores tenham saúde e educação de qualidade. Na quinta-feira, dia 12, foram reabertas as portas do Centro de Saúde Dona Manoca, em Engenheiro Corrêa, que passou por revitalização completa em sua estrutura. Já a reforma da Escola Estadual Daura de Carvalho foi concluída e entregue oficialmente ao distrito de Antônio Pereira na sexta-feira, dia 6. As melhorias foram solicitadas pela própria comunidade e realizadas pela Vale como ações do Plano de Compensação e Desenvolvimento, que inclui projetos com o objetivo de proporcionar mudanças positivas duradouras à comunidade e contribuir para que os moradores possam, dentro do possível, retomar as condições de vida anteriores.

Instalado em um antigo imóvel do distrito de Engenheiro Corrêa, o Centro de Saúde de Dona Manoca possui atualmente uma equipe composta por um médico clínico geral, um enfermeiro e uma nutricionista, além de abrigar o grupo Bem-estar Saúde – rodas de conversa entre profissionais de saúde e a comunidade e encontros para a prática de exercícios. Com a reforma, a expectativa é que o tempo de espera seja reduzido e os pacientes e profissionais tenham mais conforto e segurança. “A reforma vai trazer mais acolhimento para a comunidade local e um ambiente de trabalho mais adequado para os atendimentos realizados pela equipe de saúde, proporcionando uma assistência mais humanizada e qualificada ao usuário”, avalia Ricardo Duarte, coordenador da Atenção Primária.

Para isso, um novo projeto foi proposto, com reorganização do layout, construção de uma sala de vacina, revisão das instalações elétricas, troca dos pisos internos e externos, ampliação do banheiro, construção de copa e de uma sala para resíduos, além da troca de portas e pintura de todo a unidade, que atende à comunidade de aproximadamente 500 moradores

Bem-estar e segurança também foram o foco da reforma na Escola Estadual Daura de Carvalho, localizada no distrito de Antônio Pereira. As intervenções vão beneficiar os cerca de 600 alunos e professores assim que o retorno às aulas presenciais for autorizado, e incluem a pintura interna e externa, reforma do telhado, cobertura do acesso principal, instalação de prateleiras no depósito, elaboração e execução do projeto contra incêndios, reforma da casa de gás, revisão hidráulica, instalação de corrimão na rampa e na escada, troca de fechaduras danificadas e do portão de acesso, que agora é automatizado, além da revisão da parte elétrica. “Finalmente a escola tem infraestrutura adequada para estudantes e trabalhadores. Agora o prédio atende aos anseios da comunidade. Ficou incrível”, comemora o diretor Fabrício Nepomuceno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×