GeralOuro Preto

Prefeitura de Ouro Preto busca novas abordagens de ensino para o município

O projeto "Cidades, salvem seus rios" é uma proposta de incorporação ao programa "Ouro Preto, o meu lugar" da Secretaria da Educação

Cidades, salvem seus rios é um programa da ONG Planeta.com que teve seu projeto piloto no Rio de Janeiro e tem expandido para outros municípios brasileiros. A presidente em exercício, Silvana Gontijo, e equipe se reuniram com a atual gestão para apresentar esse projeto e se possível, firmar uma parceria para inclusão dentro do “Programa Ouro Preto, o meu lugar”.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, entende esse projeto como um ótimo caminho de conscientização da população para com a natureza. “Com isso, vamos somar esforços e alcançar resultados ainda mais importantes com a juventude ouro-pretana no sentido de preservação da natureza e valorização da água como um bem fundamental da nossa vida”.

Silvana Gontijo, presidente do OSCIP Planetapontocom, explicou como o programa funciona. ” É uma metodologia de educação por meio de causas e nesse projeto a razão escolhida foi a das águas. O trabalho é feito de forma que cada escola se sinta responsável e se articule para recuperação do rio mais próximo a ela. Nesse processo, integra-se ao currículo as questões relacionadas ao rio, reunindo todas as disciplinas, ao invés de aprende-las separadamente, o trabalho é conjunto”.

Segundo a coordenadora do programa municipal e da Casa do Professor, Cláudia Pereira, “o projeto ‘Cidades, salvem seus rios’segue as mesmas diretrizes e bases conceituais do “Ouro Preto, meu lugar”, calcado, sobretudo, na valorização e preservação do patrimônio cultural, natural, material e imaterial a partir da valorização do ‘eu’ e de atividades variadas e transdisciplinares que visam fortalecer, no seio da nossa comunidade, o sentimento de pertencimento e de identidade em relação ao nosso patrimônio”.

O “Programa Ouro Preto, o meu lugar” é realizado com representantes das Secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente, de Cultura e Patrimônio, de Turismo, Indústria e Comércio e de Esportes.

Texto: Nathália Souza
Foto: Neno Vianna e Ane Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×