Geral

Valorização da cultura e dos artistas locais: Festa do Pastel de Angu é sucesso em Itabirito

Itabirito celebrou sua joia gastronômica com a Festa do Pastel de Angu. Devido à pandemia, o evento ocorreu pelo segundo ano consecutivo de forma online, com transmissão, ao vivo, por meio das redes sociais da Prefeitura no sábado, dia 11 de setembro, e no domingo, dia 12.

“É fundamental manter a tradição das festas de Itabirito. Nossa população gosta e participa ativamente da Festa do Pastel de Angu, e a Prefeitura dará sequência a eventos como esse, ainda que virtualmente. Foi ótimo ouvir os artistas de Itabirito apresentando seu talento e poder degustar o pastel de angu, que é a nossa jóia gastronômica”, afirmou o prefeito Orlando Caldeira.

O palco da Casa de Cultura Maestro Dungas, que completou 30 anos de atividades neste mês, recebeu 11 artistas itabiritenses durante os dois dias. A programação contemplou os mais variados ritmos, desde axé e samba até o pop rock.

Formato aprovado pelos artistas

“A Prefeitura tem feito um ótimo trabalho com os músicos da cidade. Isso significa investir na cultura local, dando oportunidade de as bandas criarem seu portfólio por meio das transmissões ao vivo. Iniciativas como lives durante a pandemia são muito importantes para apresentar a cultura da cidade para todos”, destacou Edu Santos, que se apresentou no sábado da festa.

Sentimento compartilhado por Ezequiel Marques, vocalista da banda Policromático, uma das atrações de domingo. “Festa virtual é bem diferente por não ter o calor do público, mas é muito importante fazer o trabalho e mostrar a nossa cultura. Ficamos muito tempo parados por conta da pandemia, e a Prefeitura retomando os eventos, mesmo que seja no formato virtual, é muito importante. A estrutura de primeira montada na Casa de Cultura facilitou a apresentação da nossa arte. Estão todos de parabéns”, elogiou o músico itabiritense.

Criada em 2000 para homenagear a mais importante joia gastronômica da cidade, a Festa do Pastel de Angu já é tradição em Itabirito.

“É uma alegria poder promover a Festa do Pastel de Angu no mês do aniversário de Itabirito, caminhando a passos largos para o nosso centenário, esse momento tão importante e icônico para a nossa cidade. Nesse momento histórico, é ainda mais importante manter vivas as nossas tradições e as festas mais importantes de nosso calendário. Essa edição foi recheada de grandes talentos de Itabirito”, comemorou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo.

Bem imaterial de Itabirito

A edição de 2021 foi ainda mais especial em razão da celebração dos dez anos de registro do modo de fazer o pastel de angu como bem imaterial de Itabirito. Dez mantedoras comercializaram a iguaria por meio de delivery ao longo do evento.

“A Festa do Pastel de Angu foi sucesso e a venda por meio de delivery ocorreu da melhor forma, com as mantenedoras satisfeitas com o resultado. É muito importante reforçar a importância desse bem imaterial tão valorizado e conhecido em todo o país”, explicou a diretora de Turismo, Rosilene Martins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×