Geral

Saae vence o V Prêmio de Boas Práticas Ambientais

O prêmio é uma iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

O Saae de Itabirito foi um dos vencedores do V Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Saneamento Além do Básico”. A Cerimônia de Premiação aconteceu no dia (24/11), durante a programação do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Belo Horizonte.

O V Prêmio de Boas Práticas Ambientais é uma iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Sisema que visa reconhecer, incentivar e divulgar boas práticas ou projetos associados ao saneamento básico no Estado de Minas Gerais.

Com o projeto de criação de uma Unidade de Gerenciamento de Lodo-Wetlands o município sagrou-se terceiro lugar na categoria esgotamento sanitário.

O chefe da Estação de Tratamento de Esgoto, Raphael Silva, informou que o projeto apresentado destacou a importância de se fazer o gerenciamento de maneira sustentável dos resíduos sólidos gerados no processo de tratamento de esgoto sanitário.

Ele explicou que as Wetlands são sistemas construídos a partir do uso de plantas comumente utilizados no trato de esgotos sanitários, entretanto a aplicação dessa técnica para o tratamento de lodo pode se mostrar uma aplicação inovadora.

“O uso de Wetlands para o gerenciamento de lodo se mostra uma técnica sustentável e de relevante valor socioeconômico e ambiental, pois favorece o aumento da vida útil de aterros sanitários, pode gerar substratos capazes de fertilizar solos pobres e otimiza os processos operacionais do sistema de tratamento de esgoto”, finalizou Raphael Silva.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Saae Itabirito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×