EntretenimentoEsporteFutebolNo Mundo

Curiosidades: 5 Países que tem campeonato de futebol que você talvez não sabia

separamos 5 países e os principais times do campeonato nacional

O Futebol é o esporte mais praticado e o mais assistido no mundo inteiro. criado na Inglaterra pela FA no ano de 1863 e este nome foi cunhado para distinguir o jogo das outras formas de futebol jogados na época, como o rugby football e o gaelic football, por exemplo.

Mas já existia um time de futebol antes de 1863, e há historias que o futebol foi jogado antes deste ano citado. O Sheffield Football Club foi fundado em outubro de 1857. O Sheffield Football Club joga atualmente na Northern Premier League Division One East, e faz aparições na Copa da Inglaterra jogando com os clubes da elite.

Mas vamos ver outros países que tem o seu próprio campeonato e você talvez não sabia.

Lituânia.

Zalgiris Vilnius campeão em 2020, Getty Images

O esporte mais visto pelos lituanos não é o futebol, e sim o Basquete, mas também tem o seu público futebolístico. O País tem sua seleção de jogadores que disputa as eliminatórias da copa, mas nunca participou de nenhuma edição, mesmo quando fazia parte da União Sovietica.

Com o nome de “A Lyga” composto por 11 clubes e somente uma divisão de campeonato. Se terminar em último, ninguém rebaixa. O atual campeão é o Zalgiris Vilnius FK e também com maior numero, de 8 títulos, além do Zalgiris Vilnius outros clubes que disputam “A LYGA” são, FK Banga, Dainava, Džiugas, Hegelmann Litauen, Kauno Žalgiris, Nevėžis, Panevėžys, Riteriai, Sūduva. O único jogador brasileiro a jogar no país foi o ex-atacante do santos Alex Negueba

 

Finlândia.

FC Haka, clube finlandês, Getty Images

A Veikkausliiga foi fundada em 1990; antes disso, a divisão principal era chamada Mestaruussarja desde 1930. O nome Veikkaus, vem de seu principal patrocinador é a agência nacional de apostas finlandesa Veikkaus, daí o nome da liga. O atual campeão é o Helsingin Jalkapalloklubi

A Finlândia possui duas divisões a Veikkausliiga e a Ykkönen. Os Clubes são o FC Haka (Valkeakoski), FC Honka (Espoo), Inter Turku (Turku), FC Lahti (Lahti), FF Jaro (Jakobstad), HJK (Helsinki), IFK Mariehamn (Mariehamn), JJK (Jyväskylä), KuPS (Kuopio), MyPa (Anjalankoski), RoPS (Rovaniemi), Tampere United (Tampere), TPS (Turku), VPS (Vaasa).

O Helsinki Jalkapalloklub é o maior campeão com 36 conquistas. Além disso, a equipe conquistou 14 Copas da Finlândia,13 Supercopas da Finlândia e 12 Copas da Liga da Finlândia. E ja apareceu na Europa League em algumas edições

Ilhas Faroe.

Torcedores do B36 Thorshavn, conhecidos como Vikings de Thorshavn, Getty Images

Campeonato Faroês de Futebol ou Betri deildin a partir de 2018 é o campeonato nacional das Ilhas Faroe, que desde 1993 define 3 dos classificados faroeses para as competições europeias. Desde 2018, por razões de patrocínio, a liga é chamada de Betri deildin. Tem 10 clubes participantes. AB Argir, B36 Tórshavn, B68 Toftir, HB Tórshavn, ÍF Fuglafjørður, KÍ Klaksvík, NSÍ Runavík, Skála ÍF, TB Tvøroyri, Víkingur Gøta.

Já a Seleção Faroesa de Futebol representa as Ilhas Faroé uma região autónoma da Dinamarca – nas competições de futebol da UEFA e da FIFA. É gerida pela Associação de Futebol das Ilhas Faroé. A Seleção Faroesa manda seus jogos no Estádio Tórsvøllur, com capacidade para 6.500 espectadores, e não entrou em nenhuma Copa do Mundo, mas tendo jogado bem na Eurocopa e nas eliminatórias.

Suécia

Torcedores do D.I.F (Djigardens Idrottsförening), Getty Images

Alguns clubes da Suécia você já deve ter visto mas não sabia que eram originários do país. O atual campeão é o Malmö Futbollförening, que tem participações em Champions League. O Djurgårdens Idrottsförening é o outro principal clube da Suécia.

O Campeonato Sueco de Futebol, em sua primeira divisão, é hoje oficialmente representado pela Allsvenskan, liga onde militam os 16 melhores clubes de futebol profissional da Suécia e que se posiciona no mais alto nível no sistema de ligas de futebol administrado pela Associação Sueca de Futebol.

Nova Caledônia.

Hienghène Sports comemorando a Champions League da Oceania. Getty Images

O Campeonato Neocaledônio de Futebol ou New Caledonia Division Honneur é a principal divisão futebol de Nova Caledónia, iniciado desde 1950. O Principal clube é o O Hienghène Sport. o clube conquistou seu maior título quando ganhou a Liga dos Campeões da OFC 2019 e se classificou para o Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2019.

 

Sou Noticia, dados e títulos foram tirados da Wikipédia .

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×